quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A vitamina D e seus benefícios para a saúde


Sintetizada pelo sol, a substância auxilia no bom funcionamento dos músculos, nervos, coagulação sanguínea, crescimento celular e na utilização de energia, mas ainda é pouco consumida entre a população
Estamos nos aproximando do verão, época do ano em que o sol ganha força máxima e invade espaços, ruas e praias com seus raios ultravioletas (UV), deixando os dias mais quentes. Em excesso, esse satélite natural da terra pode se tornar o inimigo número 1 de uma pele saudável e bonita, porém, na dose certa, é um aliado fundamental para a absorção de uma vitamina importante para a saúde humana: a vitamina D.
Essa importante letrinha vitamínica foi alvo de um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP), que constatou taxas deficitárias de vitamina D em 77% da população que vive na Grande São Paulo. Isso quer dizer que um pouco mais de 15 milhões de pessoas, que moram nessa região, deixam de desfrutar da ação benéfica dos raios UV e da vitamina D.
Diante de uma vida sobrecarregada de tarefas, ou enclausuradas em escritórios, muitas mulheres acabam não encontrando tempo para se expor ao sol da maneira adequada e deixam de receber os benefícios dos raios solares no organismo. Segundo a nutricionista Fernanda Assis, formada pelo Centro Universitário São Camilo, é ele, o sol, o responsável por sintetizar a vitamina D em nossa pele, através dos raios UV. “A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura. Podendo ser de origem vegetal chamada de D2 ou ergocalciferol ou de origem animal chamada de D3 ou calciferol”, explica.
A nutricionista ainda orienta que, com a simples realização de um exame de sangue, é possível detectar o nível de vitamina D presente no organismo. “Em casos mais graves, os sinais clínicos mais evidentes de falta da vitamina podem ser observados pela deficiência, como a osteomalácia, caracterizada pela perda de mineral a partir dos ossos, resultando em deformidades do esqueleto”, acrescenta.
Mas e quanto aos riscos que os raios UV também oferecem ao corpo humano? Não à toa, a recomendação de usar protetor solar diariamente é ressaltada por muitos dermatologistas. Para essa questão, vale o esclarecimento da nutricionista: “10 a 15 minutos de exposição ao sol por dia já é suficiente para a síntese da vitamina. E em relação ao horário de exposição, o ideal é seguir a orientação dos dermatologistas, evitar a exposição entre 10h e 16h”. Por isso, fique atenta, nada de se expor ao sol de maneira excessiva.
Mitos e verdades sobre a vitamina D
Se você é daquelas que torce o nariz quando ouve falar de gema de ovo, leite de soja ou sardinha saiba que o consumo balanceado desses alimentos é muito importante para a entrada da vitamina D em nosso organismo. A substância, que tem como função principal auxiliar na absorção do cálcio e do fósforo, ajuda no bom funcionamento dos músculos, nervos, coagulação sanguínea, crescimento celular e na utilização de energia.
Alguns estudos recentes apontaram que a vitamina D também ajuda na perda de peso. Para Fernanda, é um pouco arriscado associá-la a essa função. “Ela realmente atua em alguns hormônios como a leptina e hormônio da paratireoide, que estão relacionados a alterações no peso – além de atuar nos músculos – mas, certamente, o que ajuda a manter o peso ideal é ter uma alimentação saudável (e a ingestão adequada de vitamina D faz parte dessa alimentação saudável), além da prática de atividade física regular”, reforça a nutricionista.
Atenção mulheres!
A RDA (Ingestão diária recomendada) de vitamina D depende da sua faixa etária. Veja em qual você se encontra e não deixe de associar a exposição solar moderada a uma alimentação cheia de vitamina D (confira as melhores fontes de vitamina D na imagem abaixo).
- Mulheres de 9 a 30 anos: 5 microgramas por dia
- Mulheres de 31 a 50: 5 microgramas por dia
- Mulheres de 50 a 70: 10 microgramas por dia
- Mulheres acima de 70: 15 microgramas por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário