terça-feira, 12 de março de 2013

Um guia para ter cabelos sempre fortes


Não existe fórmula mágica para ter cabelos de Rapunzel. Mas há maneiras de garantir que eles fortes e resistentes com pouco esforço

mulher cabelo solto
Quer ter cabelos sempre fortes? Não perca este guia completo
Foto: Getty images
Parece até perseguição contra as mulheres: um dia de depilação atrasada e acordamos com pernas de jogador de futebol. Já o cabelo demora séculos pra crescer... "Isso acontece porque o ele tem um ciclo de crescimento bem mais lento do que o dos demais pelos do corpo", explica a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Enquanto um fio do couro cabeludo pode durar por até oito anos, os do corpo caem em um período de até nove meses. Mas, conforme envelhecemos, a renovação celular entra em declínio e desacelera o crescimento de fios e unhas. Mas não se desespere. Entender o que eles precisam para ser fortes e saudáveis faz com que seu tempo de espera valha muito a pena.

Por que eles caem tanto?
Por vários fatores. Um deles é a dermatite no couro cabeludo é desencadeada pelo uso de produtos que causam coceira e vermelhidão, excesso de condicionador e cremes de tratamento na raiz do cabelo, agressões químicas (como os alisamentos), alimentação rica em gordura e banhos muito quentes. O problema aparece em forma de caspa, crostas ou coceira intensa. Dependendo do nível, provoca a queda de cabelo.

Os cuidados recomendados com os fios neste caso são: lavar o cabelo com água fria ou morna; deixar o xampu agir por alguns minutos em vez de aplicá-lo duas vezes; não passar condicionador, máscara para cabelo ou leave-in próximo à raiz (mantenha a distância de quatro dedos); deixar o cabelo secar naturalmente com mais frequência; escolher produtos com pH compatível com o do cabelo (entre 5 e 5,5).

Outro motivo para a queda é o desequilíbrio hormonal. Quando o organismo apresenta hormônios masculinos em excesso — ou está com falta de hormônios femininos —, o cabelo sofre. Situações de stress também deixam seu pente cabeludo, porque liberam cortisol na corrente sanguínea, hormônio que suprime o sistema imune. Também se enquadra nesse caso de queda o desequilíbrio nos hormônios TSH e T4, regulados pela tireoide.

Para solucionar, tratamento com medicamentos ou estéticos, como a massoterapia capilar e a fotobioestimulação. "A massoterapia consiste na aplicação de ativos no couro cabeludo (como a biotina, o pantenol e o silício) através de injeções intradérmicas ou subcutâneas superficiais que estimulam o nascimento de novos fios", explica a dermatologista Valéria Marcondes. Já a fotobioestimulação é feita por meio de emissores de luz de ultrabrilho que aumentam o suprimento sanguíneo no couro cabeludo.

Outra razão é a deficiência nutricional. "A alimentação pobre é a principal causa para o eflúvio telógeno, um tipo de queda de cabelo passageira, mas bastante acentuada", diz Bellini. Para ter uma ideia, quem sofre do problema pode perder até mil fios por dia — a quantidade normal é de 100.

Para melhorar, faça uma alimentação balanceada e apele para os nutricosméticos. As pílulas têm efeito antioxidante e fornecem elementos importantes para que o folículo trabalhe de forma saudável e com todo o seu potencial.

Um cardápio cheio de força
Nutrientes essenciais que tornam seu cabelo à prova de quebra

· Proteínas - São os principais componentes de fios, na forma de queratina. "Em falta, podem causar enfraquecimento, quebra e até queda", explica a nutricionista Marina Pasqua, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Coma: carnes — vermelha, de frango, peixes e frutos do mar — e ovos (duas vezes ao dia), leite, iogurte, queijos (três vezes ao dia) e soja (uma vez ao dia).
· Vitaminas e minerais - "São essenciais na renovação celular, dão brilho e maciez aos fios e deixam as unhas saudáveis", diz. Os principais representantes desses grupos são as vitaminas A, C e a biotina, além do trio zinco, selênio e ferro. Coma: frutas frescas, legumes, verduras verde-escuras (de três a quatro porções por dia) e oleaginosas — como castanhas e amêndoas (duas unidades por dia).
· Importante - Beba bastante água. "Um organismo hidratado favorece a ação dos nutrientes no processo de fortalecimento de cabelos e unhas", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário