Saúde


Fibras e cereais integrais diminuem risco de câncer colorretal

Uma porção de dez gramas ao dia pode reduzir a incidência em 10%

O hábito de ingerir uma dieta rica em fibras, particularmente de cereais e grão integrais, está associado à redução do risco de câncer colorretal, de acordo com um novo estudo que integra todas as evidências disponíveis no British Medical Journal até hoje. 

A análise combinou resultados de 25 estudos que envolvem, ao todo, quase dois milhões de pessoas. Os resultados mostram que cada 10 gramas diárias de fibras podem reduzir 10% do risco de câncer de cólon e reto. Já a adição de três porções (90 g/dia) de grãos integrais foi associada a uma redução de cerca de 20%.

Não foi encontrada nenhuma evidência significativa de que a fibra vinda de frutas ou vegetais reduz o risco de câncer colorretal. No entanto, um estudo anterior já havia mostrado uma redução do risco devido à alta ingestão de frutas e vegetais, o que sugere que há outros componentes nesses alimentos que atuam na redução deste risco.

O aumento da ingestão de fibras e cereais integrais também reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, mortalidade, sobrepeso e obesidade. Existem, portanto, vários benefícios à saúde vindos do aumento da ingestão de fibras e substituição de grãos refinados por grãos integrais. 
Frutas e vegetais diminuem a incidência de câncer colorretal 

Pesquisadores da University of Western Australia eDeakin University, ambos na Austrália, descobriram que o consumo de vegetais do tipo brassica (couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e brócolis) foi associado à diminuição do risco do câncer no cólon proximal e distal. Já a maçã foi relacionada a um risco menor de câncer no cólon distal.

O estudo, publicado no Journal of the American Dietetic Association, investigou a ligação entre frutas e vegetais e três tipos de cânceres em diferentes partes do intestino: câncer de cólon proximal, cólon distal e retal. Foram analisados 918 participantes com diagnóstico confirmado de câncer colorretal e 1021 pacientes sem histórico da doença. Os indivíduos completaram questionários médicos e nutricionais extensos.

Ao final da análise, o consumo dos vegetais do tipo brassica foi associado à redução da incidência de câncer de cólon proximal. Para o câncer de cólon distal, o consumo de frutas e vegetais aparentaram diminuir o risco. Neste tipo de câncer de cólon, ainda, a incidência foi diminuída com o consumo de vegetais de cor amarelo-escuro e maçãs com essa mesma coloração.  

*****************************************************

Descubra como acabar de vez com a prisão de ventre

Ingerir mais líquidos e evitar o consumo de gorduras é essencial

Não consegue ir ao banheiro todos os dias? Saiba que essa pode ser uma das causas de estresse, desconforto abdominal, inchaço, insônia, indisposição e até mesmo hemorroidas. A prisão de ventre, ou constipação intestinal, pode ser definida como a diminuição das idas ao banheiro, com o aumento da consistência das fezes. 

Porém, adotar certos hábitos pode te ajudar a reduzir os sintomas da prisão de ventre e todas as complicações que vêm junto com ela. Confira o que os especialistas aconselham e livre-se desse desconforto!
fibras - Foto Getty Images
Coma mais fibras 
São elas as responsáveis pela formação do bolo fecal, além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino. São, portanto, fundamentais para a manutenção da flora intestinal.

De acordo com o gastroenterologista Flavio Steinwurz, do Hospital Albert Einstein, as fibraspodem ser divididas entre solúveis e insolúveis. As primeiras estão presentes em polpa de frutas e farelo de cereais e auxiliam no funcionamento do nosso metabolismo. As insolúveis - encontradas em verduras e alimentos integrais - são as que ajudam efetivamente no funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre. "Deve-se ingerir de 25 a 35 gramas distribuídas ao longo do dia", recomenda o especialista.  
laranja - Foto Getty Images
Coma o bagaço das frutas
O gastroenterologista Roberto Rizzi, do Hospital São Luiz, explica que o bagaço de frutas possui uma alta concentração de fibras, o que melhora o funcionamento intestinal, auxilia no controle dos níveis sanguíneos de glicose e colesterol e fornece maior sensação de saciedade. 
água - Foto Getty Images
Beba muita água 
É muito importante beber bastante água todos os dias, pois ela se mistura às fibras e fazem as fezes ficarem mais volumosas e pastosas, impedindo o ressecamento. "Com isso, o efeito das fibras sobre o movimento intestinal se torna mais eficaz", diz o gastroenterologista Flavio Steinwurz. 

Segundo o gastroenterologista Roberto Rizzi, a necessidade diária de água varia para cada pessoa e é influenciada por diversos fatores, como a atividade física. "De maneira geral, para pessoas saudáveis, recomendamos a ingestão de dois litros de água por dia", sugere. 

Pelo fato de a ingestão de água potencializar os efeitos das fibras, de nada adianta tomar litros de água por dia e não ingerir a quantidade adequada de fibras. O inverso também é valido.  
exercícios - Foto Getty Images
Pratique exercícios 
Os estudos sobre o assunto ainda são inconclusivos. É certo que, durante o exercício físico, o intestino tem o seu funcionamento estimulado, devido aos movimentos que o corpo faz. Porém, com relação ao alívio da prisão de ventre, algumas pesquisas mostram que a atividade física proporciona uma melhora, enquanto outras não conseguiram comprovar tal efeito.

Apesar disso, a prática de exercícios é essencial para a saúde, podendo contribuir de maneira até mesmo indireta para a cura da prisão de ventre. 
mastigar bem - Foto Getty Images
Mastigue bem os alimentos
Mastigar bem não só ajuda o organismo a digeri-los melhor, como também evita o mal estar intestinal. A digestão de alguns alimentos já se inicia na boca, através da enzima amilase, e a mastigação faz parte desse processo. "Mastigar bem facilita o início do processo de digestão e, consequentemente, de todo o restante, incluindo o intestino", afirma o gastroenterologista Roberto Rizzi.  
relaxado - Foto Getty Images
Fuja do estresse! 
"Tanto o estresse quanto a ansiedade podem ocasionar sintomas gastrointestinais, seja ele uma prisão de ventre ou uma diarreia", conta o gastroenterologista Roberto Rizzi. Para aqueles que já sofreram do problema, o estresse pode fazer com que os sintomas retornem. Os especialistas recomendam a adoção de hobbies ou técnicas de relaxamento para a redução do estresse e da ansiedade. 
banheiro - Foto Getty Images
Vá ao banheiro
Pessoas que não têm o hábito de ir regularmente ao banheiro podem apresentar maior irritabilidade, alterações no humor e agravamento dos sintomas de prisão de ventre. 

"A recomendação é ir ao banheiro de uma a duas vezes por dia", explica o gastroenterologista Roberto Rizzi. Ele conta também que é importante reservar horários específicos do dia para a prática, pois assim o corpo se habitua e tem menos chances de desenvolver constipação intestinal. 
iogurte - Foto Getty Images
Iogurte probiótico pode?
De acordo com o gastroenterologista Roberto Rizzi, o intestino tem a presença de bactérias boas e ruins. Quando as boas estão em grande quantidade, evitam os danos causados pelas ruins, que são os casos de diarreia, aumento do risco de câncer de cólon, dor abdominal, gases e outros.

Os iogurtes probióticos possuem uma série dessas bactérias boas. "Para ter um intestino saudável, devemos incluir os probióticos na nossa alimentação, pois eles vão equilibrar a flora intestinal", afirma Roberto. Eles devem estar presentes na alimentação juntamente com as fibras, pois um potencializará a ação do outro. "O consumo deve ser diário porque, uma vez que interrompido, perde-se o efeito desejado", completa. 

Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz, alguns iogurtes intitulados probióticos não possuem as bactérias necessárias para melhorar o funcionamento do intestino. Por isso, procure um médico antes de iniciar qualquer tratamento do tipo, pois ele indicará o iogurte mais adequado.  
prisão de ventre - Foto Getty Images
Fuja dessas ciladas! 
Pessoas que sofrem com a prisão de ventre devem evitar alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. Em relação às bebidas, é importante prestar atenção ao consumo daquelas com quantidades excessivas de açúcar, como refrigerantes e xaropes; cafeína, como chás e café; e sódio, como refrigerantes diet e isotônicos.

A ingestão desses alimentos pode prejudicar o pleno funcionamento do intestino, contribuindo para o aparecimento da prisão de ventre. "Por isso, devemos sempre realizar a leitura de rótulos na hora da compra, a fim de escolher produtos mais saudáveis", diz o gastroenterologista Roberto Rizzi. 


***********************************************************************************

Exames indispensáveis que toda mulher precisa fazer

Cada fase da mulher exige uma atenção diferente para proteger a saúde


Cuidados preventivos são as melhores formas de manter a saúde em dia. Por isso, visitar um ginecologista pelo menos uma vez por ano deve fazer parte da rotina de toda mulher depois da primeira menstruação.

"Além da consulta periódica, adotar hábitos saudáveis e manter os exames em dia - desde a primeira relação sexual até o período da pós-menopausa - são fundamentais para proteger a saúde", diz a ginecologista Maria Luisa Nazar, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. O Minha Vida reuniu especialistas no assunto para listar os cuidados e exames essenciais de acordo com cada fase da vida feminina. 
Em todas as idades
Há alguns exames de rotina que devem marcar presença durante toda a vida da mulher: glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e exame de urina.

Independente da idade, todos os especialistas reforçam que a consulta rotineira ao ginecologista é fundamental. "Com o início da puberdade, o sistema reprodutor feminino pode sofrer algumas complicações, daí a importância do acompanhamento médico periódico", explica a ginecologista Maria Luisa Nazar, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

O médico patologista Paulo Roberto Oliveira, diretor do Laboratório PATHOS, também recomenda outro hábito preventivo essencial: controlar o peso com exercícios físicos e alimentação balanceada. "Se ocorrer acúmulo excessivo de tecido adiposo no corpo, o equilíbrio entre todas as funções dos órgãos é afetado, favorecendo o aparecimento de diversas doenças, inclusive, câncer", alerta.  
Casal jovem dando risada - Foto: Getty Images
Aos 20 anos (ou ao iniciar as relações sexuais)
Alguns cuidados preventivos são necessários antes mesmo de começar a vida sexual. "Indico a vacinação contra a infecção por HPV, responsável pela transmissão do condiloma e da maioria dos cânceres de colo do útero, e para Hepatite B", indica a médica patologista Ana Letícia Daher, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

De acordo com o INCA, o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina - atrás apenas do câncer de mama - e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. O Ministério da Saúde também registra a cada ano 137 mil novos casos de HPV no país, vírus responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Para a mulher que já teve a primeira relação sexual, o exame de Papanicolau deve entrar na lista de exames rotineiros. "O objetivo é avaliar o colo uterino em busca de células alteradas para indicar a necessidade de outros exames, como colposcopia e biópsia", explica o oncologista Charles Pádua, diretor do Cetus-Hospital Dia.

A ginecologista Maria Luisa também recomenda ultrassom pélvico transvaginal e de mamas, colposcopia, vulvoscopia, captura hibrida e exames de sangue. "Eles ajudam na prevenção de lesões no colo do útero, miomas, cistos nos ovários, infecções, endometriose, entre outros problemas", esclarece.  
Recém-casados - Foto: Getty Images
Antes de engravidar
Na hora de planejar o bebê, os exames de rotina (colesterol, glicemia, entre outros) devem ser os primeiros a serem feitos. "Além deles, o médico pode pedir uma histerossalpingografia - exame de raios-x realizado com contraste - e uma histeroscopia - exame endoscópico -, que servem para avaliar mais profundamente sistema reprodutivo", conta a ginecologista Maria Luisa Nazar.

Também são indicados os exames sorológicos que pesquisam a imunidade contra determinadas doenças, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose. "Quando acontecem durante a gestação, essas enfermidades podem prejudicar a saúde do feto, provocando problemas de visão, retardo mental, defeitos congênitos e até morte", justifica Maria Luisa. 
Grávida com a mão na barriga - Foto: Getty Images
Pré-natal
A realização de exames na gravidez é de suma importância para diminuir os riscos de doenças e até de morte da mãe e do bebê. "Destaco hemograma para avaliar presença de anemia, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, avaliação da função tireoidiana (TSH) e ultrassom transvaginal ou pélvico", orienta a médica patologista Ana Letícia. As sorologias também devem ser realizadas: sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola e hepatites B e C.  
Mulher conversando com a médica - Foto: Getty Images
Aos 30 anos 
De acordo com a médica patologista Ana Letícia, doenças relacionadas ao aparelho genital feminino ainda são o foco nesta fase da vida. "Portanto, colpocitologia oncótica, colposcopia e ultrassonografia devem ser mantidos na rotina", afirma.

O rastreamento do câncer de mama com exame clínico e mamografia também pode ser necessário em mulheres com histórico na família. "Mulheres com parentes de primeiro grau que tiveram a doença antes dos 50 anos, ou que tiveram câncer bilateral de mama ou ovário em qualquer idade, já devem começar com os exames nesta fase", orienta Ana Letícia.

O médico patologista Paulo Roberto orienta começar a fazer densitometria óssea, exame que permite avaliar a presença de osteoporose. "A partir dos 35 anos, começa a existir uma perda da porção medular dos ossos na mulher, o que pode dar origem à doença", explica.

Além desses cuidados, alguns profissionais recomendam uma atenção especial à tireoide, glândula na região do pescoço que produz hormônios importantes para a saúde feminina. "A ocorrência do câncer de tireoide é 30% maior em mulheres do que em homens", afirma o oncologista Charles Pádua. "Recomendo que as mulheres fiquem atentas ao surgimento de nódulos no pescoço, em especial aquelas que apresentem casos da doença na família", explica o profissional.  
Mulher fazendo ultrassom de tireoide - Foto: Getty Images
Aos 40 anos 
"Os 40 anos são um marco, pois nessa idade a mamografia passa a fazer parte do check-up feminino", conta a ginecologista Maria Luisa. Segundo o INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Também é importante acrescentar uma avaliação cardiológica nessa fase, já que ocorrem alterações hormonais que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

O hipotireoidismo pode afetar com mais frequência nas mulheres após os 40. "Portanto, uma avaliação dos hormônios tireoidianos deve ser realizada, associado a um ultrassom de tireoide", recomenda Ana Letícia. 
Casal na faixa dos 50 anos - Foto: Getty Images
Aos 50 anos 
Com a chegada da menopausa, as chances de osteoporose são maiores e a densitometria óssea torna-se ainda mais importante." O risco de a mulher após a menopausa apresentar doenças relacionadas ao coração passa a ser de duas a três vezes maior", afirma Ana Letícia. Por isso, também é preciso cuidado redobrado com o órgão cardíaco.

Nessa fase, as chances de câncer passam a ser maiores. "Os cânceres de mama, cólon e colo uterino são os mais comuns", conta o oncologista Charles Pádua. Ele recomenda continuar com mamografia, Papanicolau e exames de sangue e ainda reforça a necessidade de realizar colonoscopia. "É comprovado cientificamente que esse exame ajuda a identificar tumores que afetam os intestinos grosso e reto, prevenindo a morte causada por esse câncer", diz o médico.  
Mulher fazendo exames - Foto: Getty Images
Aos 60 anos 
Os exames são os mesmos, mas precisam ser ainda mais frequentes. Cuidados com a osteoporose devem ser intensificados, com a realização periódica da densitometria óssea. "Além disso, a ida ao cardiologista para prevenção da hipertensão arterial e doenças do coração deve ser uma regra", orienta a médica patologista Ana Letícia. Os demais exames, como dosagem do colesterol, glicemia, cálcio e hemograma também não podem deixar de ser realizados. 



***********************************************************************************Sintomas de Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.


***********************************************************************************

Todos os truques para abaixar o colesterol

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares revertem o aumento das taxas



Diagnóstico de Câncer de mama

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
O exame clínico das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno

*********************************************************************************************************************Limpeza íntima: melhor com água ou com sabonete?

Alguns médicos defendem o uso do sabonete íntimo. Outros preferem que a limpeza seja feita apenas com água


Tomar banho com água morna evita o ressecamento da pele e, consequentemente, problemas como coceira
Foto: Getty Images
Quando o assunto é higiene íntima, não há uma verdade absoluta, sobretudo no que diz respeito ao uso do sabonete específico para a área. Enquanto alguns médicos defendem o produto, outros preferem a limpeza somente com água. Dê o seu veredito.
Sabonete - Tem que usar
"A água remove 60% da sujidade. O resto sai com o sabonete", afirma Paulo Cesar Giraldo, professor titular de ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor científico da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (Sogesp).
Isso porque somente um produto adstringente retira a gordura característica da vulva, que incorpora à região resíduos como papel, urina e fezes. "Sem o sabonete, a mulher terá de esfregar bastante a área para obter uma higiene completa, o que pode causar irritação." Giraldo faz uma analogia com o ato de lavar o rosto. "Você não precisa de um sabonete específico para limpar bem a pele? Com a vulva é a mesma coisa."
Em 2009, o médico conduziu uma revisão de 147 publicações que resultou no Guia Prático de Higiene Genital Íntima, publicado pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Voltado para especialistas, o manual preconiza que a escolha do sabonete obedeça a três critérios: 1) seja líquido (versões em barra muitas vezes são compartilhadas pela família); 2) tenha pH ácido semelhante ao da vulva (5 ou 6); 3) não possua compostos alergênicos. "Só há uma maneira de saber se você é alérgica a alguma marca: experimentando", diz Giraldo.
Água - Faz a limpeza sozinha
"Os sabonetes íntimos ganharam fama por causa do marketing na sua divulgação", afirma a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, Ambulatório de Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Para o dia a dia, recomendo somente a limpeza com água." Carolina defende o uso do sabonete no máximo três vezes por semana. "É o suficiente para remover o sebinho que se acumula na vulva." A utilização diária, além de desnecessária, pode disparar alergias.
A médica não é contrária aos sabonetes íntimos, mas os considera dispensáveis. "Qualquer variedade neutra de glicerina, mesmo em barra, faz o serviço com igual eficácia, sem interferir no pH." A vagina tem pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos potencialmente infecciosos. Por isso, não interferir no pH é uma forma de prevenir corrimentos e coceiras. Nisso os médicos concordam.

Íntimo e pessoal

Quatro aspectos que você não deve ignorar na limpeza da vulva

1. Frequência
Varia de uma a três vezes por dia. Influenciam a quantidade: prática de atividade física, peso (obesas transpiram mais), biótipo (caia para trás: assim como a pele do rosto, a da vulva pode ser oleosa ou seca - acompanha a facial), período do mês (a menstruação pede cuidado extra) e estação do ano (quanto mais quente, mais lavagens). Excesso de limpeza, esclarecem os doutores, também é prejudicial: afeta as defesas locais e favorece o ataque de germes como a clamídia.
2. Temperatura da água
Tomar banho com água pelando resseca a pele do corpo e o couro cabeludo, certo? Com a genital não é diferente. Lavar-se com a água morna evita ressecamento e, consequentemente, problemas como coceira e fissuras.
3. Área de limpeza
Por tabu, desconhecimento e mito, as mulheres não tocam os genitais e não se higienizam adequadamente. "A lavagem deve incluir o monte púbico, a pele da vulva, a virilha, a região perianal - entre a vulva e o ânus - e o interior dos grandes e dos pequenos lábios", diz Giraldo. Nunca, jamais, jogue jatos de água dentro da vagina - as chamadas duchas, feitas com chuveirinho. "No interior da vagina, há um equilíbrio de micro-organismos. Colocar água lá dentro pode alterar o pH e mandar os micro-organismos para o útero", afirma Carolina.
4. Secagem
Tão importante quanto lavar-se é secar-se adequadamente. O excesso de umidade cria o ambiente ideal para a proliferação bacteriana. Depois do banho, utilize uma toalha de algodão, seca e limpa, que absorva toda a umidade das reentrâncias, internas e laterais.

_______________________________________________________________________

Corrimento ou secreção natural? Entenda a diferença!

Conheça as principais diferenças existentes entre corrimento e secreção natural que aparece na calcinha e aprenda a realizar a higiene íntima corretamente



Não use duchas vaginais. Lave bem a vagina, mas apenas na área externa!
Foto: Getty Images
É normal não estar o tempo todo com a calcinha seca. Mas fique atenta. Segundo a ginecologista Lorena Magalhães, mudanças na cor ou no cheiro da secreção vaginal ou dores podem ser sinal de problema de saúde. E, nesses casos, é preciso procurar o médico imediatamente.

A secreção natural

· É doença? Não, toda mulher tem secreções normais que deixam a vagina naturalmente úmida.

· Precisa de tratamento? Não.

· Existe uma época que pode ser mais intensa? Sim. No meio do ciclo menstrual, um pouco antes e logo após a menstruação.

· Coça? Não.

· Arde? Não.

· Dói durante o sexo? Não.

· O cheiro é muito forte? Não. Toda secreção tem um cheiro natural, que varia de mulher para mulher, mas não chega a incomodar.

· Qual é a aparência? Branca ou transparente, fluida ou similar à clara de ovo crua.

O corrimento

· É doença? Não. Mas é um indicador de doenças que podem ser sexualmente transmissíveis (ou não), como a candidíase.

· Precisa de tratamento? Sim, com medicamentos. O homem com quem você se relaciona precisa ser medicado também.

· Existe uma época que pode ser mais intensa? O seu organismo manifesta os sintomas de alguma doença com o corrimento.

· Coça? Sim.

· Arde? Sim.

· Dói durante o sexo? Sim.

· O cheiro é muito forte? Sim, e chega a incomodar.

· Qual é a aparência? Branca, amarela ou esverdeada.

A higiene íntima correta

Como fazer a higienização?
Use um sabonete neutro, lave bem entre os grandes e os pequenos lábios da vagina e depois enxágue.

É necessário usar algum sabonete específico?
Pode ser uma alternativa. Nem toda mulher se adapta aos produtos feitos para higiene íntima, mas hoje, no mercado, há diversas opções. Use-o apenas externamente - nada de tentar lavar o canal vaginal, porque isso levará as bactérias para dentro.

Devo usar absorventes diários?
Não. O absorvente diário serve apenas para abafar ainda mais uma área que já é bem propícia ao acúmulo de bactérias.

Há algum cuidado especial para o período menstrual?
Não, mas é natural que as mulheres sintam necessidade de se lavar com mais frequência, ou sempre que trocam o absorvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário