Beleza



Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Cigarro, estresse, poluição e açúcar favorecem rugas e flacidez

Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.  



Tabagismo prejudica a pele - Foto: getty
1.Tabagismo. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.
Estresse causa envelhecimento precoce - Foto: Getty
2.Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
Poluiição - Foto: Getty
3.Ignorar a poluição. "Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
Beber água - Foto: Getty
4.Beber pouca água. Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Protetor solar - Foto: getty
5.Não usar protetor solar. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
Consumir açúcar - Foto: Getty
6.Consumo de açúcares e gordura. Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
Alimentação equilibrada - Foto: Getty
7.Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes. "Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.
Dormir mal - Foto: Getty
8. Dormir mal. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.
Exercícios Físicos - Foto: Getty
9. Sedentarismo. A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Passar hidratante - Foto: Getty
10. Dispensar o hidratante. É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

***********************************************************************************

Tire o melhor proveito do seu hidratante

A composição do creme e o modo de usar garantem uma pele macia

Acertar na escolha do hidratante não é uma tarefa tão simples assim. O cheiro, a qualidade e a textura são os itens mais analisados pelas mulheres. Mas e a composição? Você já reparou na base do seu creme? E os mitos que envolvem a aplicação do produto? Para acabar com essas e outras dúvidas, o MinhaVida conversou com a esteticista Nilza Bittencourt, que aponta cuidados essenciais para deixar a pele com toque de seda.

Potencialize os resultadosVocê já deve ter ouvido falar, por exemplo, que quando o creme é muito perfumado dá para desconfiar da sua efetividade, não é mesmo? Mas, de acordo com a esteticista, hoje em dia, já é possível unir uma boa hidratação, com um cheiro bom. Hoje, as associações de princípios ativos de boa qualidade com essências já não é tão complicada. Diversas marcas conseguem unir essas duas qualidades , explica à especialista 

No entanto, se você engrossa a ala das mulheres que aproveita para passar a loção para o corpo na face, é melhor tomar cuidado. "A pele do rosto é muito mais sensível que a do corpo, e existem diversos produtos específicos para essa área. Essa atitude, além de aumentar as chances de alergia, não garante o resultado esperado", explica.

Outra dica da esteticista Nilza Bittencourt é esperar alguns minutos para se vestir, depois que passamos o hidratante  no corpo. "Para não correr o risco de retirar o produto com a roupa, o ideal é que a mulher espere uns cinco minutos para garantir a absorção do produto", diz.

Segredinhos dos rótulos 
E já que conhecer a composição é um aspecto superimportante do ritual, a esteticista separou os quatro melhores princípios ativos que garante um corpo hidratado de verdade. "Podemos separar a base de formulação de produtos em quatro itens principais, esses aditivos são essenciais para garantir uma hidratação completa", ressalta. 
Hidratante
Confira as dicas dos compostos que não podem faltar no seu creme hidratante

D.S.H. CN®:
 o aditivo é uma junção do silício orgânico com ácido hialurônico. Eles ajudam a preservar a elasticidade, além de ser altamente reestruturante. Com esse principio ativo, a hidratação é imediata e duradoura.

G.P.S Threalose: este ativo colabora para a sobrevivência das células e combate a desidrataçãoem situações como: variações climáticas bruscas (frio ou calor intensos), baixa umidade relativa, desidratação extrema e estresse oxidativo

Aquaporine: realiza a chamada "hidratação inteligente", pois melhora a circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura e proporciona maciez e elasticidade à pele e confere suavidade ao toque. Além de estimular a renovação celular. 

Laminactine : presente nesse composto, a perilla é uma planta bastante utilizada na medicina tradicional chinesa. Ela é rica em ômega-3 e fito-componentes que estimulam a síntese de colágeno. Ela também melhora a absorção e penetração dos ativos, além de proporcionar ação anti-irritante e calmante para pele.


***********************************************************************************

Cuidado com prazo de validade de seu cosmético!

Produtos devem ficar longe da umidade, luz solar e calor

Não podemos esquecer nunca: é fundamental respeitar o prazo de validade estabelecido pelo fabricante do seu produto cosmético, que deve estar impresso na embalagem principal, aquela que está bem ao alcance dos olhos. Esta data é a máxima segura para o uso do produto, respeitando-se as regras de conservação. 

O prazo de validade de cada formulação foi estabelecido mediante testes de envelhecimento acelerado, colocando-se as amostras do produto em estudo em situações drásticas, como alta e baixa temperatura e insolação. Este prazo deve sempre ser obedecido para garantir segurança e eficácia de uso. As instruções de armazenamento e uso devem ser seguidas corretamente, um batom guardado no porta-luvas do carro ficará com seu prazo de validade totalmente comprometido, é claro.  
Os produtos cosméticos devem ser de uso individual, nunca partilhe seus cremes ou maquiagem com outras pessoas.
Dicas fundamentais de armazenamento

Veja como é fácil bem conservar seu produto cosmético e garantir sua eficácia: 

1- Manusear qualquer que seja seu produto cosmético sempre com as mãos limpas e secas, para evitar a contaminação microbiológica cruzada. Bactérias, fungos e leveduras adoram creminhos e podem colocar em risco a sua saúde, portanto fora com essa turma de intrusos! 

2- Manter as embalagens fechadas, dentro dos cartuchos (se existirem), longe da umidade, luz solar e calor. Lembre-se que nos banheiros brasileiros, diferentemente das salas de toilette européias, o vaso sanitário, chuveiro e armários( onde ficam guardados os cosméticos) ocupam o mesmo espaço, que se constitui num ambiente permanentemente úmido, com grande população microbiana, portanto estas instruções são FUNDAMENTAIS para evitar a contaminação microbiológica. 

3- Os produtos cosméticos devem ser de uso individual, nunca partilhe seus cremes oumaquiagem com outras pessoas.  
4- Falando de produtos para cuidado da pele do rosto: 

Preferencialmente use os produtos da mesma linha, por exemplo, loção de limpeza, tônico e hidratante facial, pois as formulações foram delineadas para se complementar, partilhando sistemas de conservantes e princípios ativos. O que desejo dizer é que sempre que você utilizar a seqüência de produtos, conforme determinada pela empresa fabricante, a eficácia de uso será comprovada. Quando se "misturam" produtos de marcas diferentes, não há sinergia de ação e perde-se em eficácia. Portanto vale a pena investir numa boa linha de cosméticos faciais, adquirindo-a completa.  
5- Os produtos, de forma geral, devem ser guardados a temperatura ambiente, porém perfumes preferencialmente podem ficar armazenados numa geladeira, ou frigobar, mas lembre-se que as fragrâncias podem impregnar tudo, portanto se você escolher guardá-los dessa forma, use um equipamento somente para isso. 

***********************************************************************************Sete dicas para ter uma pele perfeita

Aprenda a tirar o melhor proveito dos produtos para a pele e conquiste uma cútis mais lisinha e hidratada com os truques certos


Leve sempre no nécessaire lenços antioleosidade
Foto: Getty Images
Além de seguir uma rotina correta de beleza, é preciso saber usar os produtos mais adequados para cada cuidado. Pensando nisso, fizemos a melhor seleção de produtos para a sua pele. Quer obter dele um efeito máximo: Siga das dicas do expert.

Foto: Divulgação

Zona livre

Testa, nariz e queixo com brilho oleoso arruinam qualquer look. Para manter a zona T sob controle, você precisa adotar o arsenal de produtos certos: sabonete facial (qualquer um que não seja cremoso) para lavar a pele de manhã e antes de dormir, hidratante oil-free (e outro para pele seca, se sentir necessidade de hidratação extra nas outras áreas do rosto); e bases de efeito matificante - elas contêm partículas porosas que ajudam a absorver o excesso de oleosidade. Ao longo do dia, não dá para descansar: leve no nécessaire lenços antioleosidade, que secam as áreas brilhantes, e pó facial, que prolonga o efeito da base.
1. Hidratante Facial, Benefit, R$ 175*
2. Máscara Purificante, Jequiti, R$ 44,80*
3. Mousse de Limpeza, Anna Pegova, R$ 58,80*

Foto: Divulgação

Lisinha, lisinha

Acredite: cravos e espinhas ocasionais podem ser evitados. Isso porque o ciclo de formação de uma espinha leva cerca de duas a três semanas - e a estratégia de prevenção está em interromper esse processo. Então, repita o mantra: "Só usarei produtos livres de óleo, desde o protetor solar até a maquiagem". Aí você pode dar uma ajudinha extra se incluir na sua rotina de cuidados a esfoliação profunda, uma vez por semana. Pode parecer simples, mas assim você quebra a barreira de queratina que entope o poro (o primeiro estágio da acne). Mas vá com calma: esfoliações agressivas podem deixar espinhas ainda mais inflamadas.
4. Esfoliante de Limpeza Profunda, Avon, R$ 15*

Hidrate, sim

É natural sentir uma certa aversão aos hidratantes faciais se você já tem alguma tendência à acne. Mas fique sabendo que a pele ressecada (por frio, vento ou excesso de sol) é mais propensa ao problema. Isso porque as glândulas sebáceas "entendem" que precisam produzir ainda mais óleo para compensar a secura da pele. Por isso é que se deve usar hidratantes oil-free.
5. Protetor Solar Lysalpha FPS, SVR Laboratórios, R$ 50*

Luz nos olhos 

Não há nada fofo em ficar parecida com um urso-panda:
· O.k., você já ouviu isso, mas não há remédio melhor para olheiras do que dormir bem e ficar longe do cigarro. Parece chato, e a decisão é toda sua. Mas depois não vá dizer que não avisamos.
· Dê um gelo nelas. Compressas geladas (valem rodelas de pepino, chá de camomila ou só água), aplicadas sobre os olhos por mais ou menos 20 minutos, amenizam bem o problema.
· Aproveite o formato roll-on dos novos cremes para os olhos e massageie a área sob a pálpebra inferior com movimentos de dentro para fora - ajuda a aliviar o inchaço e a ativar a circulação.
6. Contorno dos Okhos, Roll-On Q-10, Nivea, R$ 35*

Foto: Divulgação

Apague as manchas

Nem só das suas férias de verão vêm as manchas. Elas são filhas de toda a radiação ultravioleta que o seu rosto recebeu ao longo da vida. E só começam a aparecer agora. Mas dá, sim, para controlar o problema e até revertê-lo com uso de filtro solar (sério, funciona mesmo e você pode notar os resultados a curto prazo). O desafio está em escolher o produto ideal para a sua pele. Pra começar: oil-free, FPS 30 ou mais, uso facial. Aí é prestar atenção a possíveis reações. Se aparecerem bolinhas ou acne, melhor trocar.
7. Protetor em Cápsulas, Stiefel, R$ 67,85*

Vermelha, não!

A sensibilidade é mais comum do que você pensa: a pele do rosto está sempre vermelha, os vasinhos ficam aparentes.... Até parece que você exagerou no blush. O lance tem fundo hereditário e é potencializado por estresse, álcool, sol e comidas muito apimentadas. Não vá abusar. Ah, passe longe também de bases pesadas e makes de longa duração: na hora de retirar, esfregar muito a pele com algodão e demaquilante pode irritar ainda mais a pele e intensificar o tom rosado.
8. Creme para peles Sensíveis, Avène, R$ 70*

Poros sob controle

As rugas ainda estão longe de você, mas os poros dilatados, não. A partir dos 20 anos, você já é uma candidata ao problema. Se quiser combatê-los temporariamente, faça compressas geladas com chá de hortelã e, a seguir, aplique um primer ou um redutor de poros (como esse ao lado) - isso ajuda a manter a pele linda até o fim do dia. Se quiser livrar-se deles 4ever, invista em produtos com ácidos como o salicílico ou o retinoico.
9. Pore Refining, Clinique, R$ 169*

*******************************************

O sérum ideal para cada problema de pele

Rugas, manchas, cansaço e perda de firmeza são os grandes vilões da beleza feminina. Conheça os séruns mais indicados para acabar com cada um deles e conquiste uma pele mais jovem


A umidade do ar também contribui para hidratar as células da pele e reduzir marcas de expressão
Foto: Getty Images
Segundo um estudo japonês, expor o rosto por meia hora a um ambiente com 70% da umidade relativa do ar deixa as linhas de expressão menos visíveis, pois aumenta a hidratação das células da pele. Dessa forma, o creme facial penetra melhor, o que potencializa a sua ação. Por falar nisso, selecionamos alguns séruns recém-lançados, com tecnologia de ponta, que valem a pena. Confira:

Foto: Divulgação

Para todas as idades

O produto conta com a tecnologia Youthgen, que estimula a produção das proteínas que mantêm a pele jovem. É indicado para suavizar rugas, manchas e a perda de firmeza. Utilize uma ou duas vezes ao dia, logo após a limpeza.

1. Renew Genics Tratamento Cosmético Concentrado, Avon, R$ 110*

Para peles maduras

Traz uma combinação de ácido hialurônico e glicoleol, capaz de recuperar a densidade e combater tanto o ressecamento quanto a flacidez. Segundo o fabricante, o ideal é aplicar de manhã e à noite (dura três meses).

2. Sérénage Serum, Avène, R$ 159,90*

Para apagar manchas

Além de uniformizar a textura e varrer as marquinhas do rosto, este sérum de textura leve e rápida absorção ativa a luminosidade da pele. Espalhe-o pela manhã, sob o filtro solar, ou à noite, sob um hidratante.

3. Clarifiant, Roc, R$ 98,80*

Para tirar o cansaço

Indicado a partir dos 30 anos, contém sulforafano, um ativo extraído do brócolis com propriedades antioxidantes e renovadoras. Use sozinho ou combinado com o seu hidratante - bastam duas gotinhas (rende muito).

4. Skin Egertic Serum, Biotherm, R$ 259*

***********************************************************

Os cuidados com a pele dos 25 aos 70 anos

Em vez de reclamar das ruguinhas que aparecem aqui e ali, cuide bem da sua pele e aprenda a valorizar a beleza de cada fase da vida


Hoje é possível recorrer a uma porção de produtos e tratamentos para chegar bem a qualquer idade
Foto: Getty Images
Envelhecer faz parte da realidade de todo mundo. E, felizmente, hoje é possível recorrer a uma porção de produtos e tratamentos para chegar bem a qualquer idade. "Tentar ser feliz consigo mesma e com o que se tem é o mais poderoso dos antioxidantes", acrescenta Amaury Simoni, médico com pós - graduação em fisiologia do envelhecimento. Então, é hora de saber o que acontece com seu corpo em diferentes fases da vida e o que fazer para valorizar o que cada idade tem de melhor. Veja os principais cuidados para ter em qualquer faixa etária.

25 a 35 anos

Os hormônios ativadores das funções orgânicas estão em seus níveis máximos. As alterações na pele começam a acontecer de maneira discreta. Podem surgir algumas manchinhas.
O que fazer: Prevenção deve ser a sua palavra de ordem. Use filtro solar todos os dias e controle a oleosidade do rosto. Capriche na alimentação, pois isso, sim, irá fazer toda a diferença no seu organismo nos próximos anos.

35 a 45 anos

A produção de alguns hormônios começa a diminuir. As fibras de colágeno e elastina se alteram. Surgem as rugas superficiais e o começo da perda do contorno facial.
O que fazer: É hora de tratamentos mais específicos para a pele em consultório e o uso de cremes com a inclusão de vitaminas A, C, E e ácidos. É hora também de intensificar a atividade física.

45 a 55 anos

Uma marca deste período é o maior acúmulo de gordura corporal. A queda do estrógeno, que vem com a menopausa, acentua a desidratação da pele. A flacidez piora e o rosto pode perder os contornos. As manchas se acentuam.
O que fazer: Os cremes anti-idade são fundamentais, assim como os tratamentos feitos em consultório. Exercício físico é obrigatório para combater a tendência ao acúmulo de gordura.

55 a 70 anos

Os níveis hormonais e as funções orgânicas caem ainda mais e o reflexo disso se dá no corpo, que fica mais rechonchudo, e na pele, com as rugas mais profundas.
O que fazer: Além de recorrer a tratamentos estéticos, capriche na hidratação. E lembre-se: é um bom momento para praticar atividades físicas que trabalhem corpo e mente, como a ioga.

**********************************************************

Médico especialista em cosméticos dá dicas para prevenir rugas

O fisiologista Philippe Allouche, da marca Biologique Recherche, dá a sua receita para um rosto à prova de rugas e linhas de expressão



O tratamento para uma pele perfeita depende de disciplina e dedicação
Foto: Getty Images
Há mais de 20 anos, Philippe Allouche, um médico francês, se dedica à marca de cosméticos Biologique Recherche, idealizada por seus pais. "Meu pai desenvolvia produtos para marcas de varejo e minha mãe era fisioterapeuta. Ela percebeu que trabalhar de diferentes maneiras com os músculos da face e do pescoço poderia amenizar os sinais de envelhecimento precoce. Então uniram esforços para criar a empresa", conta. Hoje, o fisiologista toma conta dos negócios e acredita que a combinação entre ativos poderosos e avaliação correta é a melhor maneira de prevenir e corrigir os danos. "A pele sempre se lembra de seu passado", avisa.

Como os tratamentos são indicados?

Nós seguimos uma classificação que chamamos de Instantes da Pele. Não usamos a tradicional divisão em normal, seca ou oleosa porque a epiderme tem o poder de se regenerar mais de 9 mil vezes durante a vida. Condições ambientais, hábitos diários, ciclos hormonais e muitos outros parâmetros têm uma forte influência sobre a fisiologia da pele. Por isso, é muito vago classificá-la apenas dessa forma. E, como os produtos da marca são vendidos apenas em clínicas, o profissional avalia a condição da pele de cada cliente para determinar o melhor tratamento.

Qual a maneira certa de cuidar da pele?

Não há receita milagrosa. Basta saber do que ela precisa. É fundamental observar a estrutura e suas funções, investir numa exfoliação suave e eficaz, além de manter o rosto sempre bem hidratado. Se houver excesso de oleosidade, é importante controlar com produtos específicos e formulações que equilibrem a produção de óleo, sem retirá-lo por completo. Também indico o uso de antioxidantes para combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce. Mas o tratamento para uma pele perfeita depende principalmente de disciplina e dedicação.

Como deve ser a aplicação dos produtos?

O movimento com as mãos faz toda a diferença - o estímulo de pontos em que os músculos da face e do pescoço são presos ao crânio é extremamente benéfico para amenizar os sinais. Além disso, a ordem de aplicação dos produtos durante o tratamento também influencia. Para nós, o correto é limpar o rosto e colocar a máscara hidratante. O sérum, que tem uma alta concentração de ativos, vem por último para potencializar o efeito de tudo o que é usado antes.

O que fazer para prevenir os primeiros sinais?

O mais importante é evitar a desidratação. Em seguida, é hora de se proteger contra os radicais livres causados por agentes externos usando filtro solar e produtos antioxidantes. O segredo está na reconstrução total da epiderme, que podemos comparar ao teto de uma casa: se está fortalecida e bem estruturada, consegue proteger toda a parte interna, formando uma barreira para as agressões que vêm de fora.

Quais os desafios para manter a pele impecável?

Há uma enxurrada de lançamentos a cada mês e as mulheres acumulam muitos produtos e não os utilizam corretamente. A pele requer atenção diária e lutar contra o envelhecimento não é só tentar apagar as rugas visíveis, mas também reforçar sua capacidade de se defender. Esse é o verdadeiro tratamento anti-aging.

******************************************************************************

Há uma maneira correta de estourar uma espinha?

Cuidado: os minutos de descontrole em frente ao espelho podem render ao seu rosto uma cicatriz. Se ainda assim você insiste em estourar as espinhas, confira algumas dicas


como espremer espinha
Foto: Getty Images
De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, você não deve estourar, cutucar, coçar ou espremer os pontinhos amarelos porque o ato estimula a inflamação e a vermelhidão locais. Mas, se ainda assim você insiste em correr o risco, aqui estão algumas dicas para minimizar o trauma na sua pele e prevenir uma infecção.
1. Tome um banho quente para amolecer a pele;

2. Remova a maquiagem e lave o rosto;

3. Higienize as mãos para prevenir a proliferação de bactérias;

4. Esterilize uma agulha: lave-a com um pouco de detergente e então a mergulhe em álcool ou peróxido de hidrogênio (água oxigenada) por 20 segundos;

5. Alfinete com cuidado a parte branca da espinha;

6. Enrole lenços ou pedaços de papel higiênico limpos nos dedos indicadores;

7. Pressione gentilmente a área ao redor da inflamação para liberar o pus. Pare quando um líquido branco ou com sangue aparecer.

*********************************************************************************

Quais cosméticos levar na bolsa?

Já que levar todos os seus cosméticos de um lado para o outro dá um trabalhão, montamos seis kits básicos e inteligentes com sugestões que vão salvar a sua beleza onde quer que esteja

Na bolsa do dia a dia

A regra é privilegiar itens leves (os ombros agradecem!) e que funcionem como salva-vidas rápidos da sua beleza - e da sua saúde - nos momentos longe de casa. Abasteça o seu nécessaire com:

· Álcool em gel
· Creme para as mãos com FPS
· Lenços antibrilho
· Batom com agentes hidratantes e FPS
· Desodorante
· Lenços de papel
· Má scara para cílios
· Lenços íntimos umedecidos
· Escova de cabelo com espelho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário