Casa



*************************************************

Cozinha: como mantê-la sempre limpa e cheirosa

Com cuidados fáceis, é possível mandar a sujeira da cozinha embora bem depressa e mantê-la limpa

Pu
Filtro de água de barro
Para higienizá-lo, basta esfregar o interior do filtro com uma esponja molhada. Depois, enxágue com bastante água. Por fim, borrife dentro e fora dele uma solução de duas colheres (sopa) de água sanitária e um litro de água. Seque bem e pronto!
Garrafa térmica
A cada troca de bebida, ponha um litro de água quente com uma colher (sopa) de bicarbonato. Aguarde uma hora e enxágue.
Tábua de carne
Prefira de plástico, que segura menos sujeira. Lave com água e detergente, com a bucha do lado amarelo, para não riscar. Enxágue, cubra com vinagre branco e deixe escorrer.
Pano de prato
A regra é: usou, lavou. Para isso, ponha a peça de molho durante dez minutos em um litro de água misturada a duas colheres (sopa) de água sanitária. Lave com sabão e enxágue. Após secar, passe com ferro bem quente.
Microondas
Coloque um pote com 150 ml de água e três rodelas de limão dentro e ligue por quatro minutos. Em seguida, passe uma esponja com solução de oito gotas de detergente por litro de água.
Paninho de pia
Jamais deixe que, depois de molhado, ele seque naturalmente. Toda vez que molhá-lo, coloque-o para lavar. O procedimento é igual ao da higienização dos panos de prato.
Esponja
Ao usar, lave com água e sabão, esprema e ponha de molho em um litro de água com duas colheres (sopa) de água sanitária, por cinco minutos. Mantenha-a longe do sabão.
Geladeira
Antes de aprender a limpar, conheça seu funcionamento: quanto mais alta a prateleira, mais gelada. Por isso, em cima de tudo, coloque as carnes. Abaixo, leite, ovos e frios. Por último, hortaliças. Na porta, deixe os itens menos perecíveis, como refrigerantes. Agora, sim, está na hora da faxina: retire os produtos e desligue. Lave com água e detergente. Pulverize uma mistura de água e vinagre branco (meio a meio). Limpe bem.
Chão e paredes
Para cada litro de água, pingue oito gotas de detergente. Passe a mistura com um pano. Prepare uma solução de duas colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água e espalhe nas superfícies.
Formigas e baratas
Para evitá-las, tampe bem os alimentos e jogue o lixo fora diariamente. Ah, vale usar iscas contra essas temíveis pragas, mas leia direitinho o rótulo e siga, ao pé da letra, as recomendações do fabrica. 
Lixo
Ele deve ficar no chão e ter tampa acionada por pedais. Não se esqueça de trocar o saco interno todos os dias e de limpar o balde.




**********************************************************************************

10 dicas de Laura Wie para receber os amigos em casa

A apresentadora Laura Wie, que acaba de abrir um restaurante, dá dez dicas práticas para você receber os amigos em casa

Atualizado em 05/04/2012
Reportagem: Giovana Romani - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site ESTILO

Tire todas as suas dúvidas sobre como preparar um jantar especial
Foto: Rogério Voltan / Produção: Silvia Goichman
A gaúcha Laura Wie é casada há 16 anos, mãe de duas meninas, repórter do Programa Amaury Jr., da Rede TV!, e dona do restaurante Lady Fina, recém-aberto em São Paulo. Ela tem uma rotina atribulada, mas nem por isso deixa de receber as amigas em casa para um almoço ou um jantar especial. Nessas horas, Laura preza pela praticidade - dispensa, por exemplo, a ida ao cabeleireiro e os pratos muito complexos. Assim, sobra mais tempo para dar atenção aos mínimos detalhes ao montar a mesa com louças charmosas, vasinhos de flor, xícaras de porcelana herdadas da avó... E, claro, para a sobremesa, sua parte preferida. Anfitriã de primeira, Laura nos ajudou a elaborar o prático roteiro a seguir.
1. Lista de compras
Comece os preparativos pela dispensa. Antes de sair de casa, confira os produtos que você já tem no armário (mas preste atenção para não precisar recorrer à vizinha). Escolha um supermercado completo, onde possa encontrar bons vinhos e flores para a decoração da mesa.

A anfitriã de primeira, Laura Wie nos ajudou a elaborar o prático roteiro para você receber os amigos em casa
Foto: Rogério Voltan / Produção: Silvia Goichman
2. Escolha os vinhos
Não há a necessidade de sempre pensar em uma grande variedade de bebidas. Um bom vinho, sozinho, cumpre bem a missão de acompanhar a refeição.
3. arrume a mesa
Em vez de toalhas grandes, use passadeiras de linho, que são simples e chiques. Esqueça os lugares marcados: faça uma pilha de pratos e disponha as taças e os talheres displicentemente pela mesa. O charme da decoração são as cores e estampas das peças escolhidas.

Não há a necessidade de sempre pensar em uma grande variedade de bebidas
Foto: Rogério Voltan / Produção: Silvia Goichman

4. Prepare as entradas
Compre um pão recheado de azeitonas. Para acompanhar, a sugestão é queijo cottage com tomilho fresco e geleia de tomate. Antes do prato principal, sirva uma salada com alface, tomate e os legumes que tiver em casa.
5. Faça o prato principal
É a parte mais trabalhosa. Deve levar em torno de uma hora e meia, mas o esforço vale a pena. Para ganhar tempo, separe os ingredientes antes de começar a cozinhar, prepare o arroz enquanto assa o salmão, vá tomar um banho enquanto o risoto resfria e assim por diante.
6. Vá se arrumar! Agora? Sim.
Você nem começou a preparar a sobremesa, mas já é hora de ficar pronta - o que inclui banho, roupa, cabelo e maquiagem. Afinal, vai que os preparativos atrasem um pouco ou uma amiga chegue mais cedo? Ninguém merece sair correndo para se arrumar quando a campainha tocar. Vale seguir o exemplo de Laura Wie e optar por um vestido - a peça única dispensa a preocupação com combinações. Antes de continuar a tarefa na cozinha, porém, lembre-se de colocar o avental.

Deixe à mão os pratos e talheres de sobremesa e as xícaras de café
Foto: Rogério Voltan / Produção: Silvia Goichman

7. Hora da sobremesa
Sejamos francos: comprar a sobremesa não é nenhum pecado. Se preferir, inclua na lista de compras um cheesecake ou bolo e pronto: pode pular esta etapa.
8. Acerte os últimos detalhes
Certifique-se de que a sala e o banheiro estejam em ordem. Enfeite a mesa com vasos de flores baixas e coloridas, que alegram o ambiente sem exagero. Deixe à mão os pratos e talheres de sobremesa e as xícaras de café. Para completar, abaixe as luzes e coloque seu iPod para tocar.
9. Sirva a comida em travessas
Convidados em casa, aperitivos degustados, hora de servir o jantar. Nem pense em montar pratos individuais. Coloque o salmão em uma travessa, os bolinhos de risoto em outra e as ervilhas em um bonito bowl. Espalhe tudo pelo centro da mesa. Para completar o clima de informalidade, deixe as garrafas de vinho por lá também. Nada mais casual e descontraído do que cada um se servir à vontade.
10. Relaxe e curta sua festa!
Precisa explicar? Os nove passos anteriores não terão valido de nada se você não curtir ótimos momentos ao lado de seus melhores amigos. Depois do jantar, devore a sobremesa sem culpa, tome um bom café, jogue conversa fora, dê risadas... E deixe para lavar a louça só no dia seguinte.



____________________________________________________________________________________________________


3 opções de plantas que deixam o ambiente mais alegre

Veja quais são as plantas que vivem bem em lugares fechados, e cultive bem o seu jardim

Publicado em 19/09/2012
Editado por Daniella De Caprio, com Carla Nastari e Marina Lucchesi
Conteúdo do site ANAMARIA

Janelas e portas são lugares ótimos para o cultivo de algumas plantas
Foto: Dreamstime
Dia 22 de setembro é a data que dá início à primavera, a estação mais florida do ano. Muitas vezes, é difícil deixar a casa cheia de flores lindas, por causa do ambiente fechado, com baixa luminosidade e pouca água.
Mas não é impossível! Existem plantas que vivem bem em lugares fechados, e você pode transportar toda a alegria da primavera para dentro de casa. Perto de janelas e portas são bons lugares para cultivo. Veja algumas opções de flores que podem iluminar o ambiente, deixando-o mais cheiroso, bonito e alegre.
Violeta
Delicada, ela é ótima para arranjos em vasos ou bandejas porque precisa de pouca água. Para não ressecar, coloque um pingo d’água também sobre as folhas, uma vez por semana.
Mini-hera inglesa
Espécie exuberante e resistente, essa planta é perfeita para ser colocada sobre aparadores. Regue com água dia sim, dia não. E alimente-a com adubo orgânico uma vez por mês.
Palmeira
Combine as palmeiras com a pleomele verde ou a camedórea-de-costa-rica. Deixe-as perto da janela e regue-as todos os dias com um pouco de água. Passe um pano úmido nas folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário