Bem- estar




Tire todas as suas dúvidas sobre estresse

Conheça as causas, os sintomas e o tratamento desse distúrbio

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 15/10/2012
 O termo estresse vem da física e está relacionado à tensão e desgaste aos quais estão expostos os materiais. Dentro do corpo humano, o estresse é uma reação - física e mental - decorrente do desgaste proveniente de um esforço significativo. É o resultado da sobrecarga de ação e/ou contato com algum estimulo estressor. Quando ultrapassamos nosso limite, excedendo nossa capacidade, geramos estresse. E quando isso acontece nossas ações, respostas e comportamento ficam prejudicados. O rendimento fica abaixo do esperado. Com isso, o resultado é o desgaste físico e mental. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos que são comuns durante o estado de alerta.

Causas

 O estresse pode ser causado devido a uma mudança brusca no estilo de vida. Quem tem que se adaptar de forma inesperada a uma nova situação acaba tendo que se adequar a muitos estímulos diferentes, com isso é comum ultrapassar os próprios limites e chegar à exaustão. A exposição a um determinado ambiente pode ser suficiente para levar uma pessoa a sentir-se angustiada ou mesmo estressada.
 Mudanças em geral - de cidade, país, trabalho, e outras condições que necessitem adaptação imediata - normalmente não são prazerosas. O estresse passa a ser prejudicial quando o organismo é exposto a essas situações de tensão (estímulo estressor) de forma continuada, quase que ininterruptas, impedindo a recuperação e/ou o relaxamento após esse contato.

Sintomas

 Os sintomas físicos são cansaço, mudança de peso, problemas constantes de saúde, principalmente nos órgãos mais frágeis (e cada um sabe seu histórico de saúde, e todos temos pontos que precisamos de mais atenção), esses são os primeiros a darem sinal de que as coisas não estão indo bem, dores no corpo, principalmente tensão muscular, etc.
"A questão principal não é o externo, mas a capacidade individual de adaptação aos fatores de mudança da vida"
 Os sintomas mentais são distração, dificuldade de concentração e foco de atenção, baixo rendimento nas ações antes qualificadas como fáceis, falha na memória, diminuição da qualidade de sono (alteração também na quantidade de horas dormidas - para mais ou para menos), impaciência, irritabilidade,depressão, ansiedade, etc.

Fique alerta

 Quando uma pessoa é exposta insistentemente a situações que para ela são consideradas estressantes e cujos sintomas persistem por um longo período, a chance de problemas de saúde aumenta drasticamente. Os mecanismos de defesa do corpo passam a não responder como antes e a qualidade dessa proteção cai. Nessa fase, a possibilidade do aparecimento de doenças é grande.

Tratamento

 Psicoterapia é uma ótima ferramenta de cura, existem muitas teorias e formatos de tratamento. Escolha focar na solução de questões práticas e pontuais do que você precisa, pode ser excelente como resolução para o estresse. Programação neurolinguística , hipnose, EMDR e coaching de vida são técnicas de terapia breve com foco na solução.

Dicas

  • A questão principal não é o externo, mas a capacidade individual de adaptação aos fatores de mudança da vida. Por isso, o novo não é fator de estresse por si só, mas a forma como cada um é capaz de lidar como a própria vida faz toda diferença.
  • Não confunda ansiedade com estresse, afinal, no uso do português cotidiano é comum usar essas duas doenças como sinônimos, sendo que não são. Ansiedade é a apreensão, medo, preocupação com algo, o estresse vai alem disso.
  • É importante o diagnóstico correto feito por um profissional qualificado para que se estabeleça um tratamento especializado.
 Se você se identificou com alguns dos sintomas descritos aqui nesse artigo sobre estresse não deixe de procurar um profissional para uma opinião sobre seu caso. Cuide da sua saúde, dê valor ao que você está sentido, fique atento à sua vida e dê toda atenção que você sabe que merece.

Sucesso naquilo que busca e até breve!





*********************************************************************************************************************
  • Dê uma força para sua vontade

Se você quer fortalecer a decisão de não comer doces, de gastar menos dinheiro, de não fiscalizar tanto seu namorado, estas estratégias baseadas na ciência podem ajudá-la



"A força de vontade aumenta à medida que a pessoa percebe que está no caminho certo e sente que conseguirá atingir sua meta", diz Olga Tessari
Foto: Getty Images
Entra mês, sai mês, você vê suas resoluções de ir à academia três vezes por semana, comer doce só no sábado e domingo, parar de fumar... evaporarem que nem fumaça? Então, minha cara, está mais do que na hora de apertar o botão da "força de vontade" para que as coisas comecem a acontecer.
O segredo para ter autocontrole é tomar uma decisão e levá-la em frente porque quer. "A verdadeira força de vontade aparece quando você faz o que é bom para si mesma sem se preocupar com o que os outros pensam ou dizem", diz a psicóloga Olga Tessari, autora do livro Dirija a Sua Vida sem Medo (Letras Jurídicas). Se a gente tem de fazer algo porque é pressionada pelo médico, pelo namorado, pela sociedade, fica difícil ter força de vontade. Ela surge do seu desejo genuíno. Então, se você sabe o que quer, está na hora de tirar o atraso e partir para conquistar suas metas. Os especialistas ajudam com algumas dicas para cultivar a disciplina interna.
Quando você quer evitar tentações
Donuts, o segundo (ou terceiro) drinque, um sapato maravilhoso são apenas alguns exemplos do que coloca sua força de vontade em teste. Também pode ser difícil resistir aos prazeres não materiais, como checar compulsivamente o Facebook enquanto deveria estar focada no trabalho. Quer ajuda? Comece por aqui:
Não encare como castigo
"Você precisa estar motivada para exercer o autocontrole e, se pensar na força de vontade como uma forma de punição, pode perder a motivação", diz Ethan Kross, professor assistente de psicologia. "Em vez disso, dê uma conotação positiva: pense nas tentações como minidesafios a serem vencidos", diz Kross. Mas é preciso ter algum espaço para se mexer. Quer evitar doces? Deixe-os longe da sua cozinha, mas dê-se o direito de comer alguns de vez em quando.
Distraia-se
Soa contraditório, mas, para focar sua força de vontade, você precisa mudar de assunto. "Há muitos dados sugerindo que ajuda mudar a atenção para uma alternativa atraente", explica Kross. É a tática do "longe dos olhos, longe do pensamento". Quando aparecer aquela vontade louca de ligar para o namorado e perguntar o que ele está fazendo, cantarole uma música bem divertida ou ligue para aquela amiga que sempre tem assunto.
Permita-se uma folguinha
"É difícil sustentar comportamentos que só tenham recompensa a longo prazo, como fazer dieta, exercitar-se, poupar", diz o psiquiatra Hermano Tavares. "Estabeleça prêmios intermediários para se manter motivada. Por exemplo, relaxar a dieta apenas um dia da semana e usar os exercícios para compensar os exageros."
Crie metas intermediárias
Você precisa terminar seu MBA e o certificado na mão parece tão distante que dá vontade de largar tudo. Sua meta passa a ser realizar um trabalho absolutamente incrível para o fim do semestre. Depois, desenvolver uma habilidade que antes não tinha. E assim vai, até terminar o curso. "A força de vontade aumenta à medida que a pessoa percebe que está no caminho certo e sente que conseguirá atingir sua meta", diz Olga Tessari.
Quando é preciso atacar algo de que você precisa
Quem não quer um corpo incrível no biquíni e uma conta bancária balanceada? Mas será que atingir essas metas envolve fazer coisas que exigem autodisciplina de um monge? Nem tanto. Tente isto:
Comece pequeno
Para fazer uma mudança radical, as chances de ter sucesso a longo prazo são maiores se você der passos de criança. "Praticar atos pequenos e regulares aumenta sua capacidade de autocontrole", diz Mark Muraven. Por exemplo, exercitar-se duas vezes por semana antes de se tornar maratonista ou depositar na poupança o que você gastaria em uma saída no fim de semana em vez de poupar 30% do salário.
Não se distraia o tempo todo
Tudo bem parar para dar umas boas risadas com um reality show qualquer antes de mergulhar de vez naquela tarefa chata? Melhor não. Sua motivação pode ir para o ralo, de acordo com um estudo americano da Universidade Stanford. Segundo os pesquisadores, é um erro acreditar que o poder de concentração diminui com o tempo e são necessários vários intervalos para garantir um bom desempenho. Manter o foco é mais eficiente.
Enxergue lá na frente
A força de vontade fica ameaçada quando nos apegamos ao momento e esquecemos o quadro final. Todo mundo foi para a happy hour e você ficou no escritório para terminar aquela bendita planilha? Tudo bem, pense que isso aumenta suas chances de conseguir a promoção dentro de alguns meses. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, descobriu que as pessoas experimentam um aumento no autocontrole ao pensar em um objetivo maior. "Quando o impulso de procrastinar aumentar, lembre-se do que realmente é importante", diz o coautor do estudo Brandon Schmeichel.

__________________________

Está na hora de ousar mais

Se sua vida anda parecendo uma viagem com um roteiro previsível, talvez seja o momento de se libertar de todos os receios e ousar mais. Siga nosso script e veja como tomar a direção da sua própria história


Liberte-se, mulher: não tenha medo de ousar e assuma riscos
Foto: Patrik Giardino / Latinstock
Alguns arrependimentos deixam marcas tão fortes que nos acompanham por anos. E se você tivesse mandado currículo para aquela vaga com que sonhava, mas para a qual não se sentia preparada? Ou tivesse coragem de se declarar para aquele amigo que era o seu número? "Ousar expande experiências e nos torna pessoas mais criativas e interessantes", diz a psicóloga americana Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals.
Pois é. Poucas sensações são tão ruins quanto um sério "e se" martelando na nossa cabeça. Por isso, temos a fórmula secreta para ajudá-la a nunca mais ter medo do incerto. Basta se perguntar o que vai causar mais remorso: assumir um risco mesmo que dê errado ou não fazer nada e lamentar o resto da vida. Ficou intrigada? Veja como aplicar esse mantra na sua vida.
Pedir um aumento
O que pode dar errado - Você vai receber um não educado como resposta (presumindo que não seja seu segundo mês no trabalho nem que você tenha voltado semana passada de uma licença de três meses). Seu chefe vai dizer a opinião dele sobre seu desempenho, o que deve incluir críticas positivas e negativas (ui!).
Mas se você nunca tentar - Vai trabalhar cada dia mais mal-humorada, sentar na sua mesa e começar a armar um plano-sonho de fuga.
Veredito - Peça. E, se a resposta for não, pergunte em que pode melhorar. Se o motivo para a recusa não for seu desempenho (por exemplo uma crise financeira), diga a seu chefe que gostaria de voltar a conversar sobre o assunto mais para a frente. E peça uma data. Que tal algo como "Quando é que podemos revisitar essa questão?"

Viajar sozinha
O que pode dar errado - O pior dos cenários é assustador. Você, sozinha pela primeira vez em um país em que mal sabe perguntar "Onde é o banheiro?" E, se é para imaginar uma desgraça das brabas, seu passaporte pode sumir e sua noite acabar em um hotel que nem de longe lembra as fotos que você viu no site.
Mas se você nunca tentar - Vai escutar com inveja as aventuras dos outros enquanto passava todo o verão na mesma praia a 200 quilômetros de casa. E quando encher o saco de verdade será tarde demais: trabalho, família e filhos podem impedir você de viajar avulsa.
Mudar o cabelo
O que pode dar errado - O corte pode simplesmente não combinar com você. Daí, é chorar em frente ao espelho e comprar muitos lenços e chapéus para esconder. E esperar cerca de um ano para voltar a um comprimento agradável.
Mas se você nunca tentar - Vai ser uma dessas mulheres que surtam por dois dedos a menos de cabelo. Menina, são só dois dedos!
Fazer as pazes com aquela amiga
O que pode dar errado - Ela vai tratar você de um jeito frio e distante. Quando perguntar "Quer jantar um dia desses?", vai receber como resposta "Desculpe, ando ocupada".
Mas se você nunca tentar - Volta e meia vai esbarrar em um álbum do Facebook com fotos com ela ou lembrar uma história feliz que passaram juntas e lamentar a perda de uma amizade que podia ser salva.
Trocar de carreira
O que pode dar errado - Você vai pedir demissão e procurar seu novo objetivo profissional. Talvez comece seu próprio negócio e, apesar de bem-intencionada, vai perceber que não tem talento para ser sua própria chefe ou descobrir que vai ganhar muito menos do que imaginava. Pior: a falta de opção pode forçá-la a voltar ao emprego antigo. E em uma posição mais baixa!
Mas se você nunca tentar - Vai só se estressar com um trabalho que até faz bem, mas detesta.
Chegar no cara gato da balada
O que pode dar errado - Ok, você se encheu de coragem - e de uma dose a mais de vodca - e foi falar com o cara que fez seus olhos brilharem. Mas ele não se mostrou interessado ou, pior, disse que tinha namorada. Ai, será que é verdade?
Mas se você nunca tentar - Pode perder a chance de conhecer o cara da sua vida. Ou um bem legal para passar uma noite incrível. Que é tímido ou não a tinha notado por não estar bem posicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário