domingo, 28 de outubro de 2012

Limpeza de pele

Fonte: Bolsa Mulher
Limpeza de pele
A importância da limpeza de pele não se resume apenas à remoção de cravos e espinhas. Ela elimina a sujeira, controla o excesso de oleosidade, afina o extrato córneo, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o acúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidratação e, consequentemente, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa”. Essa é a definição da limpeza de pele para o dermatologista adulto e infantil e pediatra Fernando Passos de Freitas.

O ideal, de acordo com a Dra. Miriam Sabino de Oliveira, dermatologista, é que a limpeza de pele seja feita em uma periodicidade semanal, porém ela diz que se for feita de 15 em 15 dias ajuda bastante. O Dr. Fernando diz que depende de cada caso e indica as sessões mensais. Há mulheres que não devem fazer a limpeza de pele. “Quando a acne é muito inflamatória ela não deve ser manipulada. Gestantes também precisam tomar cuidado, ainda mais com os tipos de produtos que serão utilizados”, diz a Dra. Miriam.

Os cuidados diários também ajudam a manter a pele saudável e bonita. O Dr. Fernando alerta que os produtos de uso diário precisam ser indicados por um especialista. “Eles variam de acordo com o tipo de pele da pessoa em relação à oleosidade e ao fototipo (coloração)”, diz. Porém os mais básicos são citados pela Dra. Miriam. Ela indica usar “um sabonete específico para o tipo de pele, protetor solar com fator 30, adstringente se a pele for muito oleosa ou hidratante se a pele for seca, além de maquiagem hipoalergênica e oil free para não obstruir os poros”.

Saiba se você está prejudicando a sua pele
A Dra. Miriam e o Dr. Fernando alertam sobre alguns hábitos das mulheres que comprometem a saúde de sua pele, como dormir de maquiagem; não utilizar o protetor solar; lavar muitas vezes a pele durante o dia, o que estimula o aumento da oleosidade; utilizar maquiagem inadequada ao tipo de pele; usar cosméticos sem devida indicação; passar creme sem enxágue próximo à raiz dos cabelos, pois com o suor ele pode escorrer no rosto propiciando a acne”, diz a Dra. Miriam.

De acordo com Miriam, “ficar espremendo cravos no vapor do banheiro só irá facilitar a sua inflamação e escoriações na pele. O ideal é não fazer a limpeza sozinha”. Já o Dr. Fernando diz que sim, a mulher pode eliminar os cravos e espinhas em casa, mas precisa fazer da maneira correta. Abaixo, veja o passo a passo recomendado pelo Dr. Fernando.

Como fazer a limpeza de pele em casa
- Corte as unhas das mãos para evitar danos;
- Coloque água para ferver; 
- Separe uma bacia funda e uma toalha; 
- Prenda os cabelos e coloque uma touca; 
- Lave bem o rosto na pia com um sabonete para o rosto;
- Despeje a água quente na bacia e coloque um pouco de camomila e eucalipto; 
- Coloque o rosto em contato com o vapor da água por uns 10 minutos, cobrindo a cabeça com uma toalha. O vapor irá abrir os poros e facilitar a extração dos cravos; 
- Pegue uma luva ou cubra os dedos com gaze e comece a extrair os cravos, espremendo-os;
- Após terminar, passe uma loção adstringente e um creme adequado ao seu tipo de pele.

Após a limpeza de pele também é preciso dar continuidade aos cuidados básicos e extras. A dermatologista indica, além de usar produtos específicos para cada tipo de pele, não se esquecer do protetor solar. O Dr. Fernando ainda diz que não se deve usar os ácidos mais agressivos, pois eles podem causar danos não existentes antes.

Para as que têm muita acne, o Dr. Fernando recomenda procurar um especialista para, primeiramente, atenuar o grau de acometimento e, posteriormente, partir para limpezas no período necessário. A receita que o Dr. Fernando recomenda para manter a pele lisinha como de boneca é “fazer limpezas de pele mensais com profissionais, manter a higienização correta e diária, além de intensas proteção e hidratação adequadas para cada tipo de pele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário