segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Momento do desespero

Fonte: Bolsa Mulher

Lavar pouco os cabelos pode causar impressão de queda

Hora do banho, de lavar os cabelos após dias sem enxaguá-los, e é quando um tufo assustador de fios preenche os dentes do pente ou da escova. O desespero de ver os cabelos caindo muito tem uma explicação: lavar pouco os cabelos pode causar uma impressão falsa de queda fora do normal.

“Em pessoas normais, caem por volta de 100 a 120 fios de cabelo por dia, dependendo do volume total de fios do couro cabeludo. Esses fios se desprendem principalmente durante o enxague – e mais quando aplica o condicionador ou escova os cabelos. Sendo assim, quando o enxague é diário, aquele bolinho de fios representa o normal, mas quando a paciente enxágua uma vez na semana e já que os fios se desprendem no enxágue, cerca de 300 a 500 fios podem cair, devido ao acúmulo gerado pelos dias que não enxaguou”, conta a coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia Bruna Duque Estrada.

Além disso, segundo a especialista, a falta de lavagem pode causar caspa. “Isso pode favorecer a dermatite seborreica, caso a paciente tenha um couro cabeludo mais oleoso, pois não há remoção adequada do sebo, que está diretamente envolvido na patogenia da doença”, explica.

Hora de lavar
Cabelos secos necessitam de menos preocupação e podem ser lavados de uma a três vezes na semana, dependendo de cada tipo de fio. Já os oleosos precisam de no mínimo três lavagens na semana, sendo ideal o enxágue diário.

“Quando lavamos os cabelos, o sebo, restos celulares e as impurezas externas que acumulam nos fios são removidos, tanto destes quanto do couro cabeludo, em graus variados, dependendo do tipo de shampoo utilizado. Os shampoos para cabelos oleosos têm maior poder de remover essas substâncias e com isso de limpar os cabelos. Cabelos mais crespos ou com químicas, em geral, possuem maior necessidade de manter os lipídeos nos fios e por isso os shampoos para esses tipos de cabelos tendem a não remover a oleosidade de forma tão intensa. Esses produtos, principalmente os que contêm dimeticona, permitem manter o fio mais hidratado”, orienta Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário