segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oleosidade

Fonte: Bolsa Mulher
Oleosidade
Não passa um dia que você lavou seu cabelo e ele já está mega oleoso? Quem sofre desse mal costuma ter que dedicar muita atenção aos fios, para evitar que fiquem feios. Para entender o motivo da oleosidade do couro cabeludo e saber a maneira certa de garantir madeixas sempre bonitas e saudáveis, conversamos com o dermatologista Daniel Coimbra, que esclarece alguns pontos importantes para ajudar na busca pelo cabelo perfeito. Confira:

Por que alguns cabelos são mais oleosos do que outros?A glândula sebácea, que produz o sebo, é regulada por alguns fatores, entre eles a exposição ao sol e a alimentação. Ela é controlada ainda pelo hormônio masculino andrógeno (também presente nas mulheres), que estimula o crescimento dessa glândula. Com isso, ela passa a produzir mais sebo e deixar, tanto a pele quanto o cabelo, mais oleosos. Portanto, muito sol, alimentação ruim e questões hormonais podem fazer com que algumas mulheres tenham cabelos mais oleosos.

Quais os prós e contras de se ter cabelos oleosos?De positivo não existe quase nada, os fios ficam apenas menos armados e mais fáceis de pentear. Em contrapartida, de negativo existem problemas como a caspa, por exemplo, que é uma espécie de inflamação no couro cabeludo e pode causar queda. Além disso, assim como na pele, a oleosidade pode gerar acne. São algumas lesões e marcas avermelhadas que doem e podem ser facilmente percebidas pelas mulheres.

Há algum método para diminuir esse problema?Podem ser feitos alguns tratamentos voltados para a causa da oleosidade. Se o problema for hormonal, pode ser normalizado com o uso da pílula anticoncepcional. A mulher que apresentar muita oleosidade na pele e nos cabelos pode ter quadro de ovários policísticos, que aumenta a produção do hormônio masculino. Por isso, é sempre importante consultar um especialista.

E quanto à lavagem dos fios?É importante lavar os cabelos todos os dias para não agravar os problemas com a oleosidade. Aconselho usar produtos bons e próprios para esse tipo de cabelo e ter cuidado ao usar condicionador (Veja dica abaixo). Além disso, nunca usar cremes sem enxágue, porque pioram muito. Quanto à hidratação, o melhor é não fazer todos os dias, e sim uma vez por semana, indo ao salão de beleza ou usando boas ampolas que ajudem a tratar os fios.

Existe alguma maneira ideal para tratar dos cabelos em casa?Deixo uma dica útil para todas as mulheres: inverta a ordem de aplicação dos produtos. Quando for lavar os cabelos, molhe e passe primeiro o condicionador, apenas nas pontas. Depois disso, lave o couro cabeludo com o shampoo. Isso faz com que não tenha que suspender o uso do condicionador e nem prejudique o couro cabeludo. Evite esfregar os produtos ao longo dos fios, porque isso faz com que as escamas se abram e deixem o cabelo mais armado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário