domingo, 28 de outubro de 2012

Pele de bebê, evitar cigarro, álcool e raios UV impede envelhecimento precoce

Fonte: Bolsa Muher
Pele de bebê
Nada de rugas ou marcas, as mulheres sonham com uma pele lisinha e macia. Para te ajudar a atingir o objetivo, conversamos com especialistas e eles garantem que existem algumas atitudes que podem ser aliadas da pele, como evitar tomar sol sem filtro solar, largar o cigarro, evitar álcool em excesso e ter uma alimentação adequada.

“Os sinais do envelhecimento cutâneo são a perda da elasticidade, alteração da superfície da pele - pode se tornar mais áspera, ressecada e descamativa -, manchas escuras ou claras e rugas finas e profundas. Podem surgir também ceratoses solares e outras lesões cutâneas”, explica a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Todos esses problemas podem surgir, dependendo da paciente, a partir dos 20 anos. Por isso, é muito importante ter cuidado desde cedo. Com o verão se aproximando, muitas são as que passam horas na praia para pegar um bronzeado bonito, mas os resultados disso serão sentidos na pele, literalmente.

“Os raios UV podem promover o aparecimento de manchas acastanhadas (melanoses) e manchas brancas (leucodermias), causadas por danos que esses raios provocam nas células produtoras de pigmento, a melanina. Também surgem ritides ou rugas, devido à deformação do colágeno, substância fundamental que dá sustentação à pele. Outros problemas são a proliferação de vasos superficiais e sua dilatação, atrofia da derme, queratoses actínicas ou mesmo tumores como os carcinomas e melanoma”, orienta a médica Deise Iamada.

Além disso, as médicas aconselham o uso de cremes de tratamento antes da aplicação de maquiagem e indicam produtos antirrugas, que apesar de terem limitações, hidratam a pele e auxiliam para manter o aspecto jovem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário