segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Saiba reconhecer o AVC

Fonte: Bolsa Mulher

Uma em cada seis pessoas no mundo ainda sofrerá com derrame

Saiba reconhecer o AVC
Hipertensão, diabetes, colesterol elevado, fumo e arritmia cardíaca. Se você sofre com algum desses problemas, é preciso se cuidar para não entrar nas estatísticas que apontam que uma em cada seis pessoas no mundo terá um Acidente Vascular Cerebral ao longo da vida. O popular derrame é a maior causa de mortes no Brasil, onde o número passa de 100 mil vítimas fatais por ano. De acordo com os dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a cada cinco minutos um brasileiro é vítima da doença.

O derrame acontece quando as artérias que irrigam o cérebro sofrem uma obstrução. De acordo com o cardiologista do HCor Ricardo Pavanello, aproximadamente 90% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos, ou seja, ocorrem quando há um entupimento nas artérias responsáveis pela irrigação cerebral causado por coágulos sanguíneos formados na parede das artérias ou no interior do coração. Dependendo da região cerebral atingida, o paciente sofrerá sequelas maiores ou menores, podendo até mesmo chegar à morte. Já, em cerca de 10% dos casos, o AVC é hemorrágico, sendo que a lesão cerebral ocorre por um derramamento de sangue no interior do cérebro. Em ambos os tipos acontece a morte de células do sistema nervoso central, os neurônios.

Os sintomas podem ser difíceis de serem identificados. No entanto, reconhecê-los pode salvar uma vida. A pessoa que está tendo um derrame pode apresentar diminuição ou perda súbita de força no braço ou perna de um lado do corpo; alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular frases e se expressar ou para compreender; perda súbita de visão; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

A melhor maneira de prevenir o AVC é controlar os fatores de risco. “Esses fatores incluem a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento do colesterol, o aumento do triglicérides e o tabagismo”, especifica o Pavanello, que indica medir frequentemente a pressão e fazer o exame de eletrocardiograma, capaz de detectar uma arritmia.

Mobilização
Os números alarmantes são lembrados no Dia Mundial do AVC (29 de outubro) e colocam o Brasil como um dos países com maiores taxas de prevalência e mortalidade relacionadas à doença. Por isso, uma parceria da ONG Rede Brasil AVC, ABN, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Associação Brasil AVC com a World Stroke Organization e o Ministério da Saúde resultou em uma importante campanha nacional, chamada “1 em 6: Eu me importo”.

A ideia é conscientizar a população sobre os riscos, sinais de alerta e a urgência do tratamento, além de estimular a preocupação com os cuidados pós-AVC. Entre as iniciativas, estão mutirões que serão realizados em todo o país para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, além de um concurso de customização das camisetas da campanha com blogueiras de moda e uma parceria com celebridades e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Entre as capitais que receberão os mutirões estão São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Belo Horizonte e Curitiba. Saiba mais sobre a campanha através da Fanpage oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário