segunda-feira, 22 de outubro de 2012

17 armas contra os inimigos da beleza

Conteúdo do site NOVA




NOVA garimpou com especialistas estrelados o que tem de melhor nas prateleiras de cosméticos. O que não falta é alternativa para você ficar ainda mais bonita

Novidades de beleza
Veja armas infalíveis na luta pela beleza
Foto: Getty Images
1. Chiclete que emagrece
A novidade no mundo das dietas é a goma de mascar que ajuda a baixar o ponteiro da balança. "O médico prescreve os princípios ativos que devem ser incorporados à sua formulação", explica a dermatologista Jozian Quental, de São Paulo. "Pode ser garcínia, caraluma, o que for necessário. O uso é igual ao dos shakes, com a vantagem de ser mais prático e gostoso." Os resultados, claro, estão vinculados a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios.

2. Chega de papo
A gordurinha da papada está com os dias contados. "A ponteira U-lift, do aparelho Ultracontour, atua em áreas delicadas sem precisar de lipoaspiração", diz a dermatologista Daniela Nunes, diretora-médica da Slim Clinique, no Rio de Janeiro. "As ondas do ultrassom destroem as células adiposas sem riscos de manchas, ondulações ou queimaduras." São indicadas de duas a quatro sessões (de duas horas cada uma), com resultados logo na primeira - e sem dor.

3. Lipo do futuro
O aparelho Slim Lipo traz novos horizontes à laserlipólise. "O equipamento possui uma haste de fibra óptica semiflexível e, em sua extremidade, dois tipos de laser", explica o cirurgião dermatológico João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP). "Um atua na quebra das células de gordura e o outro na retração e produção das fibras de colágeno, diminuindo a flacidez. Em alguns casos, não há nem a necessidade de cirurgia para remoção de excessos de pele." A técnica, que tem eficácia três vezes maior do que as versões existentes, pode ser realizada em qualquer área corporal sem cortes ou cicatrizes.

4. Olhar vitaminado
Uma nova suplementação promete ressuscitar olhos envelhecidos e sujeitos a bolsas e olheiras. "Formulada à base de mirtilo, fruta com propriedades antioxidantes, atua como um anti-idade de ação intensa", diz a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo.

5. Luz nas estrias
Os aparelhos de laser para combater as estrias estimulam a produção de colágeno (preenchendo as depressões de dentro para fora) e provocam descamação (uniformizando a cor). O mais recente é o Pixel CO2. Ele consegue uma melhora de até 90% e pede menos aplicações que os concorrentes (três ou quatro, a cada 15 dias, contra seis dos concorrentes). E mais: o método é indolor e sem efeitos colaterais.

6. Mancha desfeita
Quem sofre com manchas sabe como são difíceis de eliminar. A mais nova - e eficiente - opção é a infiltração intradérmica (injeção sob a pele) de ácido tranexâmico, capaz de despigmentar o local. "Segundo estudos, 12 aplicações, feitas uma vez por semana (com uso de anestésico tópico), melhoram muito a coloração da pele", diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. O local fica um pouco dolorido e arroxeado por até 15 dias.

7. Celulite sob controle
É o que promete o Uniform, um dos programas do aparelho Accent. Ele combina radiofrequência com um aplicador para drenagem linfática. Sua ação promove contração da pele e estimula a formação de colágeno novo. O pacote inclui de seis a 12 sessões, feitas uma vez por semana, sem dor ou efeitos colaterais. O resultado, cumulativo, já pode ser visto após a primeira aplicação.

8. Firmeza by toxina
Novas e promissoras aplicações da toxina botulínica no combate ao envelhecimento. "O chamado Botoxlift consiste no uso da substância em alguns outros pontos do rosto e do pescoço, que promove um esticamento típico de quem fez um lifting", revela o cirurgião dermatológico João Carlos Pereira. "Tudo sem cortes, cicatrizes ou inchaços, típicos de uma operação."

9. Massagem com efeito lipo
Na linha das supermáquinas, chega o Ultracave, associação de ultrassom e endermologia para dar cabo das gordurinhas e minimizar a celulite. "O mix de terapias promove uma massagem ultrassônica e de sucção contínua", explica a cirurgiã plástica Bárbara Werneck, do Rio de Janeiro. "Assim, há um estímulo da circulação sanguínea, que promove a eliminação de toxinas e de líquidos, o que diminui inchaços." São indicadas dez sessões (um pouco incômodas para as mais sensíveis), duas vezes por semana.

10. Sem chance para os vasinhos
A principal indicação do laser Genesis, uma das opções disponíveis no aparelho Xeo, é acabar com as telangectasias - vasinhos microscópicos que surgem na face (especialmente ao redor do nariz e nas bochechas) e demandam boa dose de corretivo para ficar disfarçados. Em contato com a pele, a luz coagula os vasos, fazendo-os desaparecer. "Além disso, ele também estimula a produção de colágeno. Assim, o rosto não só fica livre das linhas vermelhas como ganha mais firmeza e viço", diz a dermatologista Christiana Moron, de São Paulo. São indicadas de seis a dez sessões (indolores), feitas uma vez por semana, com resultados logo na primeira aplicação.

11. Adeus à cicatriz de acne
O laser fracionado Pearl acabou de ganhar uma versão com foco no tratamento de cicatrizes de acnes e poros abertos. "Uma única sessão (feita com pomada anestésica) renova a pele, que ressurge lisa e uniforme após cinco dias", explica a dermatologista Luciana Lourenço, de São Paulo. O rosto arde nos primeiros 15 minutos, fica vermelho por 24 horas, amarronzado por 48 horas e depois descama por dois dias.

12. Preenchimentos para tudo e todas
O ácido hialurônico continua a ser aperfeiçoado. Listamos três novidades do preenchedor mais usado nas clínicas:

13. Macrolane
De alto peso molecular, é ideal para melhorar o contorno ou aumentar o volume de grandes áreas, como o bumbum. Já foi aprovado pela Comunidade Europeia e deve chegar tanto aos Estados Unidos quanto ao Brasil ainda este ano. "O produto é injetado, por meio de agulhas, sob os músculos", diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife. "O procedimento pede anestesia local, dura de 30 a 45 minutos, pode ser feito em consultório e garante resultados após três ou quatro semanas." O pós é dolorido, mas ainda assim muito melhor do que o de uma cirurgia. Há repouso (quanto menos movimentação, melhor) e necessidade de usar um tipo de macaquinho de Lycra para dar suporte por duas semanas.

14. Esthelis Soft
É uma versão mais leve, desenvolvida para preenchimento das linhas localizadas em área de pele mais fina e delicada, como a do colo. "Ele preenche a derme de maneira uniforme, sem riscos de formar elevações", explica a dermatologista Christiana Moron. Após a única sessão (com uso de anestésico tópico e injetável), podem surgir inchaço e hematomas, que desaparecem em uma semana. O resultado dura um ano.

15. Juvéderm
Alardeado desde o ano passado e agora em processo final de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso no Brasil, essa versão da Allergan serve para todo tipo de preenchimento - lábios, volume facial, rugas e sulcos profundos -, com um diferencial importantíssimo: é o primeiro preenchedor de ácido hialurônico que já vem com o anestésico lidocaína, que elimina a dor das picadas. Além disso, sua durabilidade é maior: 12 meses, contra os seis das versões anteriores.

16. Cabelão Express
Produtos leave-in, como creme para pentear, musse ou gel, agora podem ser formulados, mediante prescrição médica, com fator de crescimento (substância que estimula o folículo capilar). "Com o uso diário, os resultados podem ser vistos logo no segundo mês de aplicação", explica a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP). "O ativo, desenvolvido pela empresa coreana Caregen, aumenta a vascularização no local, favorecendo o fluxo sanguíneo e a oxigenação, o que acelera o crescimento do cabelo. Também aumenta os folículos capilares, encorpando os novos fios."

17. Adesivo antirrugas
Ok, o efeito dura apenas algumas horas. Mas, ainda assim, quem resiste a um patch (adesivo) que promete acabar com as rugas antes de qualquer encontro importante? Basta aplicá-lo sobre as áreas vincadas, esperar de 20 a 30 minutos e, thanks God!, a pele fica lisinha, lisinha. "Os ativos, ricos em agentes ultra-hidratantes e nutritivos, ‘incham’ as rugas, nivelando sua superfície", explica o dermatologista João Carlos Pereira. "Além de livre de marcas, o rosto ganha um ar mais luminoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário