segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Antioxidantes: segredo contra o envelhecimento da pele

Conteúdo do site ELLE


O cientista americano Sheldon Pinnell é um dos maiores defensores do uso de antioxidantes. Descubra por quê

pele
Além do filtro solar, é fundamental potencializar a proteção com um antioxidante
Foto: Getty Images
Até há pouco tempo, acreditava-se que investir pesado na proteção solar era suficiente para minimizar os efeitos nocivos do sol na pele.

Mas o cientista americano Sheldon Pinnell prova que só o filtro não basta e é preciso associá-lo ao uso de produtos ricos em antioxidantes para garantir a proteção efetiva contra os raios UV e, consequentemente, prevenir o envelhecimento precoce.

Formado pelas universidades de Yale e Harvard, doutor Pinnell é membro da Academia Americana de Dermatologia, possui oito patentes e participou de pesquisas da marca de dermocosméticos SkinCeuticals. Ele ainda defende a importância da vitamina C para manter a pele livre de rugas e de manchas.

O que há de mais novo em matéria de antioxidantes?

Depois de cinco anos de intensa pesquisa, identificamos o phloretin como um potente antioxidante. A substância é um flavonoide extraído da casca das raízes de árvores frutíferas e combate eficazmente os radicais livres, evitando alterações no DNA e prevenindo o fotoenvelhecimento. (A SkinCeuticals deve trazer o produto com esse ativo ainda neste ano.)

Qual é o maior mito nesse assunto?

É acreditar que, se eles forem aplicados em qualquer produto de uso tópico, poderão fornecer um benefício para a pele. Infelizmente, esse não é o caso. Estudos provaram que, dos cinco antioxidantes naturalmente presentes no corpo, só a vitamina C pode ser formulada para proporcionar eficácia tópica na pele.

E, por isso, pode ser considerada uma das mais eficazes?

Sim. Ela é naturalmente biodisponível na pele, neutraliza os radicais livres, protege contra os raios UVA e UVB, estimula a produção de colágeno e tem propriedades anti-inflamatórias. Quando associada à vitamina E e ao ácido ferúlico, temos a combinação ideal para prevenir rugas e manchas.

Qual a textura ideal para que o ativo penetre na pele?

O veículo em sérum é o melhor, pois viabiliza todas as condições que um produto deve ter para uma ótima absorção. No caso da vitamina C, por exemplo, a molécula deve estar na sua forma mais pura e com a concentração superior a 5%.

Qual a maneira certa de se proteger do sol?

Além do filtro, é fundamental potencializar a proteção com um antioxidante. Assim formamos uma barreira mais potente, inclusive contra a chamada radiação infravermelha, que aumenta ainda mais os danos causados pelos raios UV. Vale destacar que o sol é apenas um dos vilões. Costumo dizer que fumar 50 maços de cigarros é muito pior que 50 mil horas de exposição solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário