quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Corselet até afina a cintura, mas a lista de contras para a saúde é extensa


Fonte: 

Varizes e atrofia muscular estão na lista de consequências da pressão excessiva na cintura


  • Mulher com dor - foto: Getty Images
  • Mulher fechando a calça - foto: Getty Images
 
 
DE 7
Corselet usado no método tight lacing - foto: Getty Images
Deformação do tórax

Os dois últimos pares de costelas do nosso tórax são chamados de flutuantes. Isso porque elas se fixam em outras costelas, não são tão firmes quanto as outras, fixadas no osso chamado esterno. Ao optar por usar um corselet, as mulheres estão deformando a caixa torácica, empurrando esses ossinhos para dentro.

"Se o uso é feito em uma idade em que os ossos ainda estão em formação, os riscos de atrofia são ainda maiores", explica o cirurgião plástico Carlos Alberto Komatsu, diretor geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa deformidade pode prejudicar a principal função da caixa torácica, que é a de proteger os órgãos internos.  
Mulher com dificuldade para respirar - foto: Getty Images
Respiração prejudicada 

O cirurgião plástico Carlos Komatsu explica que as mulheres têm uma respiração predominantemente abdominal e o corset apertado faz com que a expansão da região do abdômen seja dificultada."A expansibilidade e a capacidade pulmonar ficam reduzidas, podendo gerar atelectasia, que é a dificuldade de uma área do pulmão conseguir se expandir", explica o especialista. 
Perna - foto: Getty Images
Varizes

O uso de corselets através do tight lacing pressiona os vasos do abdômen, prejudicando o retorno do sangue para o coração. "Com isso, o sangue fica parado nas pernas, o que pode causar inchaço e varizes", explica o cirurgião plástico Nelson Letízio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 
Barriga flácida - foto: Getty Images
Atrofia os músculos 

Ficar muito tempo com o corselet causa fraqueza da musculatura paravertebral e lombar. "Isso faz com que a parede abdominal fraca deixe de ser suficiente para manter a postura e a estabilidade do tronco" explica o cirurgião plástico Nelson.  
Corselet - foto: Getty Images
Afeta a digestão 

Quem usar o tight lacing durante as refeições vai comprimir o estômago, reduzindo o seu volume. Isso faz com que a alimentação adequada seja dificultada. "Além disso, o acessório também atua impedindo a expansão abdominal após a alimentação e diminuindo o peristaltismo (os movimentos) do sistema digestivo", explica Nelson Letízio. 
Mulher com dor - foto: Getty Images
Não indicado para postura 

O ortopedista Maurício de Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica que corselets com tight lacing não são indicados para melhorar o alinhamento da coluna. "A postura pode até ficar temporariamente bonita, mas os malefícios são muito maiores que os benefícios", afirma.  
Mulher fechando a calça - foto: Getty Images
Comprime os órgãos 

O cirurgião vascular Fábio Haddad, diretor médico do Instituto Fábio Haddad de Cirurgia Vascular e Endovascular, em São Paulo, explica que o uso de corselets pode gerar uma compressão muito grande aos órgãos abdominais. "Em casos muito extremos, pode acontecer uma síndrome compartimental abdominal, que provoca diminuição do fluxo de sangue aos órgãos dessa região", conta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário