quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dicas de expert para acabar com os quatro principais inimigos do cabelo

Conteúdo do site VIVA!MAIS

Seu cabelo não cresce de jeito nenhum? Tem pontas duplas? Você sofre de queda? E excesso de oleosidade? Desvende as causas dos quatro principais inimigos dos fios e saiba como preveni-los


Saiba como prevenir os quatro inimigos do cabelo bonito e saudável
Foto: Getty Images
Confira as dicas do "doutor cabelo", o tricologista Valcinir Bedin, para acabar com os quatro principais inimigos dos fios.

Pontas duplas

Causa: As células externas dos fios ficam em contato direto com chapinha, secador e tinta. Segundo o dr. Valcinir Bedin, elas são as mais agredidas e se rompem. Por isso, ficam espigadas e arrepiadas.
Salvação: O primeiro passo é ir ao cabeleireiro cortar as pontas. Passe também reparadores com silicone, que colam as pontinhas duplas, e faça hidratação com queratina pelo menos uma vez por semana.
Prevenção: Use produtos tanto para o tratamento quanto para prevenção.

Queda de cabelo

Causa: Se o cabelo fica fino e cai só num lugar, o problema é genético. Se saem tufos inteiros, é hormonal. Quando fica quebradiço, é nutricional. E quando a perda é generalizada, é estresse!
Salvação: Procure um médico para saber a causa. Se for genética e hormonal, precisa de remédios. As outras pedem alimentos com ferro (carne vermelha), zinco (frutos do mar com casca) e vitamina B (leite).
Prevenção: Alimentação equilibrada, com muitas verduras e frutas, além de exercícios físicos para combater o estresse. Ah, e não extrapole na química (alisamentos e tinturas) nem faça força na hora de escovar.

Excesso de oleosidade

Causa: Oleosidade no couro cabeludo é normal e protege os fios. Se ficar grudento, é sinal de que há muita produção de sebo, problema que pode ser causado por estresse ou má alimentação.
Salvação: Use xampu adequado para seu tipo de cabelo, com condicionador da mesma marca. “Lave uma vez a cada dois dias e evite água muito quente, que tira a proteção dos cabelos”, diz o dr. Bedin.
Prevenção: Controle as frituras na alimentação, lave pelo menos uma vez a cada 15 dias com um bom xampu antirresíduos e não passe óleo ou creme perto da raiz, pois isso aumenta o excesso de oleosidade.

O cabelo não cresce de jeito nenhum

Cauda: O fio cresce, em média, 2,16 cm por mês. Se crescer menos, pode ser falta de nutrientes essenciais, que primeiro abastecem os órgãos vitais do corpo e só depois os cabelos, que acabam ficando fracos.
Salvação: Xampus e ampolas não fazem o cabelo crescer, viu?! Segundo o médico, é possível dobrar a velocidade do crescimento comendo alimentos com ferro, zinco e vitamina B, ou tomando suplementos.
Prevenção: A única forma de prevenir o problema é com alimentação saudável. Invista em vitamina A (fígado, leite e cenoura), vitamina C (laranja, acerola e mexerica), além do zinco e do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário