terça-feira, 23 de outubro de 2012

Manchas indesejadas no rosto? Conheça os ativos que ajudam a resolver o problema

Fonte: Revista Claudia

Consultamos especialistas no assunto para ajudá-la a escolher o creme ideal para a sua pele. Acredite, com os ativos certos você dá um up no visual. Confira!

pele-manchas-sardas
Os ativos inibidores que combatem o acúmulo de melanina são as grandes estrelas
(
 Foto: Getty Images
)
Vitamina C
O que é: também conhecida como ácido ascórbico, é o antioxidante com o maior número de publicações científicas que comprovam seu efeito.
Como age: além de prevenir o surgimento de rugas e manchas, suaviza as que já existem. “A vitamina C, o mais potente dos antioxidantes, tem ainda efeito clareador e ação anti-inflamatória”, esclarece Luciana Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O ativo bloqueia a atuaçãodos radicais livres, protegendo estruturas como o núcleo das células e as fibras de colágeno, e regula a ação dos melanócitos, as células que produzem melanina.
Use a partir dos 25 anos.
Ácido glicólico
O que é: extraído da cana-de-açúcar, apresenta moléculas menores que as dos ácidos das frutas (málico e cítrico) e, por causa disso, é absorvido de maneira mais profunda e mais rápida.
Como age: esfolia delicadamente o tecido e tem ação hidratante e clareadora. “Ativa a renovação celular e ainda é indicado para combater manchas de sol, da idade ou aquelas que surgem com a gravidez”, afirma Denise Steiner. Costuma ser utilizado em peelings suaves ou no tratamento de cicatrizes de acne. Não é recomendado para peles sensíveis. Antes de se expor ao sol, é importante lavar bem o rosto para retirar o produto e aplicar protetor solar.
Use a partir dos 30 anos.
Ácido kójico
O que é: produzido pelo cogumelo japonês koji, é usado também na fermentação do arroz para produção de saquê.
Como age: atua principalmente como despigmentante leve, atenuando sardas, melanoses e melasmas – em peles oleosas, o efeito tende a demorar um pouco mais para aparecer. “Não provoca irritação e, por ser mais levinho do que outros ácidos, pode ser associado a cosméticos para uso diurno”, explica a farmacêutica Camila Estopa, da Pharma Nostra, em São Paulo. Além disso, não mancha o rosto com a exposição ao sol. Também funciona como antisséptico, impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele e combatendo, indiretamente, a acne.
Use a partir dos 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário