terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quando a Falta de Atenção Detona a Pele!

Fonte: Patricinha esperta

Desde que, anos atrás, comecei a usar ácido retinóico, sou defensora absoluta desse ativo tão…

Desde que, anos atrás, comecei a usar ácido retinóico, sou defensora absoluta desse ativo tão antigo quanto poderoso.
Poderoso sim, já que estimula produção de colágeno, proporciona maior firmeza, viço, clareia a pele, previne o surgimento de manchas e, de quebra, controla o meu maior problema de pele: a oleosidade!
Diante disso, é impossível não amá-lo!
O grande problema é que moro em uma cidade que faz 40º na sombra, o que complica quando se usa um ativo que é fotossensível.
Por causa disso, vou reduzindo o uso do ácido retinóico a partir de agosto, e , quando chega outubro, uso apenas uma vez por semana, até que em dezembro paro de usar e só recomeço em maio.
2012 10 0861 Quando a Falta de Atenção Detona a Pele!
Três semanas atrás, como o sol estava muito intenso e a minha pele sensível e descamativa (expliquei isso em algum post!), decidi suspender de vez o ácido retinóico e ficar com a vitamina C e a hidroquinona, que, mesmo no calor, reage bem na minha pele.
Estava tudo ótimo até que um dia de noite, por força do hábito e falta de atenção, apliquei o ácido retinóico no lugar da hidroquinona e fiquei com preguiça de tirar.
No dia seguinte lavei o rosto, esqueci de passar o filtro solar e fui para a forca caminhada diária com Ozzynho.
Senti meu rosto “esquentar”, mas achei que era o calor. Quando cheguei em casa e fui lavar o rosto, tinham pequenas bolhas de um lado do rosto, que estava muito vermelho.
Pra deixar tudo ainda “melhor”, minha dermatologista não estava aqui em Jee e, sem saber o que fazer, fiquei borrifando água termal e aplicando bepantol por três dias seguidos.
Nesse período, me escondi do sol, porque, além de tudo, a pele ardia muito.
Não sei se, por estar muito calor aqui, com o sol muito forte e com a pele MUITO sensível, minha pele “queimou” ou se foi algum tipo de reação ou alergia, pois minha dermato só chega amanhã de tarde.
O certo é que isso tem que servir de alerta, pra mim e pra vocês,  porque ácido é coisa séria e pode sim causar estragos na pele, e esquecer de usar o filtro solar, mesmo que por poucos instantes, pode causar danos enormes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário