segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sete mitos e verdades sobre as suas unhas

Fonte:
  •  MdeMulher
  •  
  • › Beleza
  •  
  • › Mãos e pés

  • Você sabe por que as unhas ficam fracas e quebradiças? E o que é preciso fazer para deixá-las sempre bonitas e saudáveis? A seguir, tire as principais dúvidas sobre o assunto

    Toda mulher deseja ter unhas lindas e fortes
    Foto: Getty Images
    Poucas coisas irritam tanto uma mulher quanto ter a unha lascada. Sem falar naquelas situações em que ela simplesmente quebram! "Unhas que estão sempre fracas, quebradiças e ressecadas podem ser sinal de que algo não vai bem no organismo", diz a dermatologista Bianca Gastaldi. Para ajudá-la a mantê-las lindas, fortes e pintadas com as cores da moda, esclarecemos vários mitos.

    A luva de borracha abafa a mão e prejudica a saúde das unhas - mito

    Sim, ambientes úmidos favorecem a proliferação de bactérias. Mas você não passa o dia inteiro de luvas, certo? Então use-as sem medo ao lidar com água e produtos químicos. Juntos, eles ressecam e deixam as unhas fracas e quebradiças.

    Usar esmalte escuro fortalece as unhas - mito
    Eles não têm componentes com essa função. Podem dar a sensação de deixá-las mais fortes, porque, em geral, são mais espessos que os claros.

    É bom deixar as unhas sem esmalte para que elas possam respirar - mais ou menos

    As unhas são formadas por células mortas e, por isso, não respiram. O que acontece é que o esmalte resseca e, portanto, vale a pena deixá-las ao menos um dia sem o produto e hidratá-las com cremes ou óleos.

    A acetona agride muito as unhas - verdade

    Em contato com a região, essa substância costuma ressecá-la e enfraquecê-la. Prefira os removedores que não sejam à base de acetona.

    As unhas também precisam de hidratação - verdade

    Por estarem expostas a agressões e por causa do contato com o esmalte, elas ressecam facilmente. Por isso, unhas e cutículas precisam ser hidratadas sempre.

    É melhor usar lixa do que cortar para mantê-las bem aparadas - mito

    Lixa, tesoura ou cortador não interferem na saúde das unhas, pois agem nas pontas delas.

    Tirar a cutícula faz mal às unhas - verdade

    Ela é a proteção natural contra bactérias e fungos. Sem cutícula, as unhas ficam sujeitas a infecções. O ideal é apenas empurrá-la ou cortá-la superficialmente a cada 15 dias.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário