segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Água ajuda a emagrecer, combate o inchaço e previne a celulite


Crédito: Getty Images.
Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Água? Ela é tão importante para a saúde que tem até data para homenageá-la. Na quantidade certa, esse líquido precioso mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e ainda ajuda aemagrecer! Ou seja, ela é tudo de bom!
“A recomendação diária para as mulheres é de 2 litros e para os homens de 2,5 a 3 litros. Mas, essa dose pode variar de acordo com fatores como temperatura, sudorese e a prática de atividades físicas”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, em entrevista à revista BOA FORMA.
Que tal incluir mais água em seu cardápio diário? Entenda aqui por que vale tanto a pena se hidratar!
1. Ajuda a perder peso
Isso acontece, principalmente, quando ela é consumida com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.
2. Melhora a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares deslizam com mais facilidade na presença da água, o que reduz o risco de cãibras e de contusões e faz o seu treino render. Por isso, não se esqueça de levar a garrafinha para a academia!
3. Previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento dos famigerados furinhos da celulite.
4. Combate o inchaço
Quanto mais água você bebe, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio – o grande responsável pelo inchaço.
5. Ativa a digestão
Ela ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também de saliva e suco gástrico, que atuam na digestão. Mas atenção! O ideal é ingerir até 300 ml durante o almoço ou o jantar, sem comprometer a digestão. Mais do que isso, pode deixar o estômago dilatado.
(Com reportagem de Nádia Tamanaha para a revista BOA FORMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário