domingo, 25 de novembro de 2012

Cabelos crespos: dicas para quem quer alisar ou valorizar os cachos


Foto: Getty Images

O mercado da beleza oferece uma enorme variedade de procedimentos para alisar ou tornar os cabelos mais bonitos – mas, antes de entrar no salão e embarcar na primeira opção que vir pela frente, é importante se certificar de que ela é realmente adequada ao seu tipo de cabelo. 

“Infelizmente, vivemos em um país em que muitos profissionais oferecem procedimentos perigosos que podem afetar a saúde. As mulheres devem tomar muito cuidado com as ofertas de formol, plásticas capilares e botox”, alerta Fernando Fernandes, um dos maiores cabeleireiros especializados em cabelos crespos do país.

A necessidade de um cuidado se intensifica se os fios em questão forem crespos, já que eles costumam ser secos (a oleosidade natural produzida na raiz não consegue chegar às pontas) e tendem a quebrar com mais facilidade. Para ajudar você a dar aos cachos o carinho que eles merecem, reunimos dicas de profissionais especializados em beleza afro para alisar e tratar os fios crespos. Aproveite!
  • 1
    Cuidados pré-alisamento

    Fernando Fernandes diz que o ideal é fazer hidratação no cabelo quatro vezes antes de alisar. “Faça uma vez por semana durante um mês e, na quinta semana, pode fazer o alisamento”, explica o profissional. Isso ajuda a reduzir o mau impacto do alisante sobre os fios.
  • 2
    Tipos de alisamento

    Os alisamentos mais indicados para quem tem cabelo crespo são aqueles à base de hidróxido de guanidina ou hidróxido de sódio, segundo Glauce DeKarla, sócia-proprietária do Spa CrioullaSão essas composições que dão ao profissional maior segurança e controle sobre a intensidade do alisamento, que, segundo Fernando, deve ser refeito a cada 60 dias. 
    Glauce recomenda ainda que o procedimento seja feito com o couro cabeludo “sujo”, para protegê-lo da penetração da química. Ou seja: nada de lavar a cabeça antes de ir ao salão!
  • 3
    Manutenção do alisamento

    Os cuidados com os fios alisados não acabam ao sair do salão, não – muito pelo contrário. Fernando explica que quem procura um alisamento deve ter em mente que não vai poder deixar o cabelo secar ao natural depois. “Todo cabelo que sofreu química de alisamento precisa ser secado com secador e protetores térmicos após cada lavagem para ficar mais bonito e brilhante, além de prolongar o efeito do liso”, diz o profissional, que recomenda uma média de uma a duas lavagens por semana.

    Glauce também ressalta a eficácia de tratamentos à base de queratina, substância essencial para repor as proteínas do cabelo que recebeu química. “Só conseguimos alisar porque a química abre a cutícula e penetra no fio, causando uma perda de proteína. Por isso, é essencial fazer tratamentos que reponham essa proteína e ajudem a selar a cutícula novamente, evitando a quebra”, explica.

    Os salões oferecem uma extensa gama de tratamentos que têm como finalidade recuperar os danos causados pelo alisamento, mas, se você quiser fazer em casa, Fernando indica hidratação semanal com máscara específica para cabelos crespos. Também é necessário o uso de xampus adequados ao seu tipo de fio – para isso, é importante que o cabeleireiro observe o couro cabeludo para indicar o melhor produto.
  • 4
    Para valorizar os cachos
    Nem todo mundo que tem fios crespos quer alisá-los – ainda bem! Nesse caso, Fernando diz que pequenos cuidados caseiros já ajudam a melhorar a aparência das madeixas. O essencial é ter o cabelo bem tratado, bem cortado e usar bons produtos como leave-in, ativador de cachos e xampu específico, todos indicados pelo cabeleireiro após uma avaliação pessoal.

    Salões também oferecem muitas opções para deixar os cachos mais bonitos – como é o caso do Instituto Beleza Natural, que tem como carro-chefe o Super-Relaxante, tratamento que tira o volume dos fios, tornando o cabelo mais maleável, brilhoso e com cachos definidos. O Super-Relaxante é patenteado pelo Instituto Beleza Natural, mas outros salões também disponibilizam relaxamentos que, geralmente, são feitos com o mesmo produto do alisamento, mas com uma técnica diferente que visa apenas diminuir o frizz e reduzir o volume das ondas.
  • 5
    Henê: ainda se usa?
    Produto muito associado ao ritual de beleza da vovó, o henê é uma substância à base de metais que alisa e tinge o cabelo ao mesmo tempo, deixando-o bem preto. Segundo Glauce, a técnica caseira ainda é muito utilizada por senhoras que cultivaram o hábito por anos e, agora, não largam mais. 

    Fernando explica que, por conter metais, o produto é prejudicial à saúde e acaba “escravizando” quem o usa. “O henê não é compatível com nenhuma outra química, então a pessoa pode até raspar a cabeça que o cabelo vai continuar crescendo com os resíduos que penetram no couro cabeludo. Isso significa que, se aplicar outra química por cima, o cabelo vai cair”, explica. Para “se livrar” do henê, é preciso passar de cinco a sete anos sem aplicar nada, apenas tratando o cabelo. Resumindo: pense bem antes de aderir à faceta “2 em 1” do henê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário