quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Você está ficando calva? Tem solução!


Se o seu cabelo está cada vez mais ralo na região da testa, permitindo que você enxergue até o couro cabeludo, fique esperta: pode ser alopecia androgenética, a popular calvície, a mesma que atinge as laterais e o topo da cabeça nos homens. Para botar um freio na queda capilar provocada por fatores genéticos ou hormonais, os especialistas indicam laser de baixa potência (que aumenta o tempo de vida da raiz), injeções de gás anidro carbônico (ou CO2, que favorecem a circulação e a nutrição dos folículos produtores do cabelo) ou, nos casos mais graves, o transplante capilar (cirurgia que transfere fios da região da nuca para onde há falhas).
Causa e efeito

Já se a perda dos fios foi estimulada por dietas malucas, alterações na tireoide, antidepressivos, anemia, estresse ou cirurgias de grande porte, o problema muda de nome: eflúgio telógeno. “Nesse caso, além de laser, injeções, vitaminas orais e loção capilar à base de minoxidil para fortalecer o cabelo; é preciso tratar o mal que levou à queda”, avisa a dermatologista Leila Mussa Gazi, de Três Lagoas (MS). 
A terceira causa mais comum de queda capilar é a alopecia areata, doença em que o corpo cria anticorpos contra a própria raiz do cabelo, interrompendo a produção de fios. Aqui, são indicadas injeções de CO2 ou de corticoide, já que o medicamento combate a inflamação, melhora a imunidade e a circulação.

É hora de procurar um médico?

Para descobrir, siga o passo a passo:

1º. passo Divida a cabeça em quatro partes, de uma orelha a outra e da testa à nuca.

2º. passo Em cada uma delas passe, delicadamente, a mão com os dedos abertos indo da raiz em direção às pontas. 

3º. passo Conte quantos fios saíram de cada área: até 5, ou 20 no total, sinaliza uma queda capilar normal. Agora, se você perdeu 6 fios de alguma das partes, ou 24 ao todo, é melhor procurar um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário