quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dicas ajudam a ter abdômen sequinho


Confira a entrevista com a educadora física Esther Pinto, do Diabest

Você decidiu que neste verão vai entrar em forma para poder ir à praia sem aquela barriguinha? Ótimo, porque além de ficar com o corpo mais bonito, eliminar a gordura da barriga faz bem à saúde. Quem tem gordura na região abdominal tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. Para tornar seu plano fácil de executar, a educadora física Esther Pinto, do Diabest - Centro de Educação em Diabetes e Obesidade - dá as dicas e ensina alguns exercícios que você pode fazer em casa para fortalecer seu abdômen.

"Perder gordura no abdômen ou emagrecer requer, em primeiro lugar, uma alimentação com pouca ingestão calórica e aumento de gasto energético por meio de atividade física", ensina Esther. Se é esse o seu caso, o melhor conselho é fazer caminhadas em passo acelerado, correr, nadar ou andar de bicicleta, atividades que ajudam a queimar calorias.

O músculo reto do abdômen se contrai como um todo. Não existe a possibilidade de se dividir o músculo em "infra" e "supra", mas podemos executar movimentos diferentes para tornar o exercício mais atrativo. Para fortalecer os músculos do abdômen, Esther ensina um pouco do quê fazer:

1. Na posição deitada, com os pés no chão e os joelhos dobrados, leve a perna até a região do peitoral. Você pode levar as duas pernas ao mesmo tempo ou uma de cada vez. Para evitar pressão excessiva sobre a coluna, coloque as mãos embaixo das nádegas, o que diminui a curvatura nas costas. Pode-se começar com cinco a dez repetições e com o tempo chegar a 20.

2. Na posição deitada, com os pés no chão e os joelhos dobrados, coloque as mãos atrás da cabeça e eleve o corpo até chegar aos joelhos. Comece com cinco a dez repetições e evolua até chegar a 20.

3.
 Na posição deitada, fique de lado, com as pernas dobradas no ângulo de 90º. Levante um pouco a perna de cima, apoie-se no cotovelo e levante o corpo em direção ao joelho. Comece com cinco a dez repetições até chegar a 20. Mude de lado e faça o mesmo exercício.

Com esses movimentos, toda sua região abdominal estará sendo trabalhada. A vantagem é que você também estará gastando mais energia e ajudando a equilibrar sua glicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário