quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Amenize a dor de cabeça na TPM



Se essas três letrinhas T-P-M (Tensão Pré-Menstrual) já fazem você ter vontade de sair correndo, imagine quando elas vêm acompanhadas de dor de cabeça, como é o caso da escritora Renata Rode. “Quando minha TPM está próxima eu já fico apavorada porque sei que junto virá uma dor de cabeça terrível. Já cheguei até a pensar em não menstruar mais para evitar esse tormento” – desabafa Renata.
Infelizmente, a escritora não é a única a ser assombrada todo mês pelo que os médicos chamam de “cefaléia tensional”. Para quem não sabe, existem cerca de 150 tipos de dores de cabeça catalogadas por especialistas, mas apenas a cefaléia tensional é recorrente em 80% dos casos relatados pelos pacientes.
Mas, calma, estamos juntas nessa e vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto tão incômodo. Assim, você pode espantar esse “fantasma” para bem longe de você!

Respondendo suas dúvidas
O neurologista Abouch Krymchantowski, mestrado e doutorado em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense, responde duas perguntas importantíssimas.
1- Dá para evitar?
Se a TPM propriamente vem com cefaléia, pode-se usar medicamentos que comumente são usados na redução dos sintomas de TPM além, é claro, de ingestão aumentada de água e de exercícios neste período.

2- Como aliviar uma crise?
Como as cefaléias do tipo tensional não costumam ser intensas e incapacitantes, mas sim incômodas e moderadas, pode-se usar um analgésico comum (nunca mais de dois dias na semana!!!). Manobras conservadoras como um banho morno, relaxamento, massagem etc podem ajudar as pacientes com crises menos frequentes e menos incômodas. Nas cefaléias do estresse e ligadas a TPM, o uso de analgésicos comuns costuma ser eficaz.
Não tome medicamento sem a avaliação de um médico, somente ele poderá avaliar sua saúde e indicar a melhor conduta para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário