terça-feira, 27 de novembro de 2012

Combata osteoporose, pressão alta e diabetes com vitamina D e banho de sol


Vitamina D combate osteoporose, pressão alta e diabetes! Mas só funciona se você tomar sol. Veja como aproveitar todos os seus benefícios!


Foto: Getty Images

Estudos recentes comprovam que vem crescendo o número de pessoas que estão com deficiência de vitamina D – mesmo sem ter esse diagnóstico, elas podem estar sentindo as consequências da falta dessa substância: são problemas como diabetes, insônia, depressão e até raquitismo em crianças e osteomalácia (deformação óssea dolorosa) em adultos, entre outros males. Sem ela, o corpo não consegue absor- ver o cálcio (que fortalece os ossos) e fica com a imunidade baixa, ou seja, sem proteção contra doenças.
A causa da carência dessa vitamina, que só é processada no organismo quando tomamos sol, é a mudança de hábitos de vida. Se antes as crianças brincavam na rua e os passeios eram em parques, hoje os filhos ficam na frente do computador e o passeio familiar é no shopping. Assim, cada vez mais, as pessoas ficam menos expostas ao sol e a produção de vitamina D cai. Veja como reverter esse quadro e ficar mais saudável!
Saiba mais sobre a vitamina D
É considerada um hormônio fundamental para o bom funcionamento do organismo, o desenvolvimento saudável dos ossos e o equilíbrio do nível de cálcio. Está presente em alguns alimentos, mas é principalmente produzida pelo corpo por meio de uma reação que só ocorre quando a pele (sem protetor solar) é exposta aos raios de sol.
Quais são seus benefícios?
Além de ser fundamental para o desenvolvimento dos ossos, a vitamina D fortalece o sistema imunológico (que protege o corpo), regula a pressão arterial, ajuda a combater o mal de Alzheimer, a demência e alguns tipos de câncer, como de mama e de próstata. E ajuda ainda a regular o nível de insulina, prevenindo o diabetes.
Mas atenção: só um exame de sangue pode identificar a falta de vitamina D no organismo. Para saber se esse é o seu caso, consulte antes um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário