sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estilo saudável: Saiba como prender os cabelos sem danificar os fios


Reprodução
Em dias muito quentes ou corridos, é comum encontrarmos mulheres com os cabelos presos em um rabo de cavalo ou coque. A princípio esse é um ato simples, mas você já parou para pensar que os fios podem ser prejudicados graças aos prendedores? O hairstylist do Homa Elite Salon, Mauricio Morelli, indica quais são as melhores alternativas e como evitar a quebra dos fios. Acompanhe!

Qual tipo de material pode danificar o cabelo?

A fibra capilar é composta por diversas camadas de cutículas variando elas conforme a espessura do fio. Materiais como elástico, se muito apertado, além de marcar o cabelo, cria danificações nas camadas superiores da fibra. Se a opção for os materiais de plástico, opte os de superfície lisa e com acabamento perfeito. O mesmo vale para o metal, pois se a área que esta em contato com o fio for fina e pontiaguda, cria danificações na fibra e na região da cabeça.

Os cuidados ao prender fios são iguais para todos os tipos de cabelo (alisados, crespos, molhados, etc.)?

Nunca devemos prender os cabelos molhados, nesse momento eles estão mais suscetíveis à quebra. Sem contar que isso gera calor e umidade no couro cabeludo, podendo ocasionar descamações e até queda pontual. Já os cabelos com volume e densidade alta não devem ser muito pressionados para se tentar reduzir, isso criará uma marca acentuada na região. As tiaras, quando usadas por períodos prolongados, podem criar ondulações na área da pressão. Já os elásticos e presilhas finas devem ser evitados, pois eles facilitam a quebra dos fios. Sempre intercale os prendedores, mude o modelo o material a forma de prender as madeixas dessa forma correrá menos risco de danificar os cabelos ou marcá-los.

Qual o melhor modelo e material para cada tipo de cabelo?

Hoje encontramos no mercado prendedores e presilhas com uma infinidade de modelos, formas e materiais. Devemos optar sempre por matérias não cortantes e que não pressionem com intensidade os fios. Os laços muito finos devem ser evitados assim como qualquer outro modelo de tamanho pequeno ou com acabamento cortante. Os palitos são uma opção ótima para um resultado ondulado sem danificar a fibra, um coque desconstruído preso com palito quando solto torna-se um ondulado super moderno. Outra dica é um coque lateral com uma presilha larga de acrílico, sem risco de cortes e marcações. Sigam as dicas e os cuidados citados, usem a imaginação, inspire-se e curtam o verão com um visual lindo e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário