quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dicas de relaxamento para fazer a dois


Para fugir da rotina, aquecer a relação, fortalecer os laços (ou tudo isso junto), programas a dois funcionam bem. Jantares românticos, cinema, passeios no shopping ou no parque são sempre relaxante. Mas têm horas que se esgotam, caem no lugar-comum. Aí você se pergunta: “Dá para fazer algo diferente?”. Sim!

“As exigências do dia a dia e os diversos compromissos fazem as pessoas se sentirem esgotadas e estressadas, por isso muitos casais acabam se afastando. Sem energia eles acabam por não ter o que dar para o outro”, alerta Andre De Rose, professor de ioga e diretor do Espaço Mahal, em São Paulo.. É aí que entra uma prática milenar: “A ioga oferece um cardápio de técnicas que ensinam a entender melhor o corpo por meio de movimentos respiratórios, meditação, técnicas corporais e até mesmo relaxamento. Dessa forma, o casal vai ganhando autonomia para driblar o estresse”, explica o professor.

Relaxe e goste

“Exercícios de alongamento são ótimos para relaxar as tensões do dia a dia. Quem conhece a prática de ioga sabe que existem diversas opções de alongamento muscular para o corpo inteiro. Em dupla, aproveite para descobrir os limites do parceiro. Vocês poderão se ajudar em suas dificuldades. Esse tipo de prática poderá ser muito prazeroso para ambos, servindo até como uma prévia de namoro ou preliminar”, incentiva o professor.

Let’s dance?

Outra alternativa é o casal experimentar fazer aulas de dança. O “dois pra lá, dois pra cá” fica muito mais interessante se praticado com alguém com quem temos intimidade. “A dança de salão é um ótimo exercício aeróbico, beneficia o sistema cardiovascular enquanto fortalece os músculos de sustentação do corpo. Também é uma boa opção para perder uns quilinhos e se divertir enquanto colocamos a mente e o corpo em forma”, explica Fabiano Narciso, profissional de dança e naturólogo, do Lira Tênis Clube, em Florianópolis, Santa Catarina.

Usar a dança com a finalidade de relaxar também é válido. “Enquanto o corpo dança, a mente fica focada em apenas uma onda: o ritmo. Durante este momento, não sobra espaço para pensar nas pedras no caminho do dia a dia. Creio que esta seja uma das grandes virtudes de uma boa aula de dança, sentir-se renovado físico e mentalmente”, opina Fabiano. 

Resultado em dose dupla

Existem vários ótimos motivos para vocês relaxarem juntos.

Um motiva o outro. Quando um começa a perder o pique em uma atividade, o outro pode dar uma injeção de ânimo. Assim, os objetivos comuns são alcançados com mais facilidade, pois um pode motivar o outro a não desistir.

Ampliação do círculo de amizades do casal, como casal! E não apenas individualmente, ajudando a construir a identidade conjunta. 

Maior disposição. A energia do casal aumenta e ambos podem se beneficiar disso. O exercício aumenta a capacidade de superar a preguiça para passear mais, viajar mais e aposentar de vez o controle remoto e o computador. 

Melhora a comunicação. Passamos a perceber os limites do outro.

Faz bem à saúde. Quando o casal ajusta sua rotina para fazer exercícios, isso aumenta a qualidade do tempo que os dois passam um com o outro. É muito normal que isso se propague para outros aspectos da vida a dois, como a alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário