quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Hipotireoidismo faz o cabelo cair?

A queda capilar tem várias causas e uma delas pode, sim, ser a diminuição na produção de hormônios pela glândula tireoide. Uma das explicações, segundo o endocrinologista Luciano Giacaglia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, é que a redução no funcionamento da tireoide obriga o organismo a poupar energia. “Com isso, os fios ‘pulam’ da fase de crescimento para a de repouso, quando já estão próximos da queda, sem que um novo fio tenha se formado na raiz”, diz o médico. 

Outra consequência dessa diminuição no metabolismo é que menos nutrientes e oxigênio chegam até o bulbo capilar, o que deixa o cabelo fino e frágil. “É muito comum o médico diagnosticar o hipotireoidismo durante a investigação de uma queda capilar”, diz Luciano Giacaglia. Vale lembrar que, ao contrário dos homens, que começam a perceber as falhas nas laterais da testa e na parte superior da cabeça, nas mulheres os fios podem começar a rarear na região frontal, permitindo enxergar o couro cabeludo.

Com a reposição diária do hormônio tireoidiano, o cabelo deve voltar a crescer entre três e seis meses. Mesmo assim, além do endocrinologista, recomenda-se procurar também um dermatologista para avaliar se o couro cabeludo está saudável e se não há nenhum outro problema, como caspa ou oleosidade excessiva. Paralelamente, você pode seguir uma alimentação equilibrada, tentar reduzir o ritmo no trabalho e aliviar o estresse. 

Fique atenta

Segundo a Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, uma em cada duas mulheres terá pelo menos um episódio de queda capilar até a menopausa. Mais: um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar mostrou que 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% das que já passaram dessa faixa etária sofrem de queda capilar. Regra geral, os especialistas consideram normal perder até cem fios de cabelo por dia. Como é impossível contar, você deve desconfiar de que tem um problema de queda capilar quando encontra rastros pela casa, no escritório, no carro, enfim, em todos os lugares por onde passa. Outra forma de avaliar é dividir a cabeça em quatro partes e, em cada uma delas, passar dez vezes os dedos entre os fios, indo da raiz às pontas. Se saírem mais de seis fios em cada uma das quatro áreas ou mais de 24 fios no total é sinal de que o cabelo está caindo mais do que deveria. Marque uma consulta com o médico o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário