domingo, 25 de novembro de 2012

Como manter os cabelos sempre com boa aparência


Foto: Getty Images
Lavar o cabelo pode parecer, em princípio, uma tarefa simples e sem mistérios. Porém, ela é o segredo para conseguir fios soltos, com movimento e brilho. A escolha do xampu e o jeito de aplicá-lo e enxaguá-lo influenciam no resultado. De nada adianta, por exemplo, investir em uma máscara poderosa ou em um leave-in caro se você estiver usando um xampu inadequado para o seu cabelo. Com o auxílio de especialistas, desvendamos o passo a passo de uma boa limpeza. É garantia de madeixas incríveis entre uma lavagem e outra.
Passo 1: Escolha do Xampu

O ideal é aquele que limpa os fios sem ressecar ou deixar excesso de gordura no couro cabeludo. Procure na embalagem a classificação que corresponde ao seu tipo de cabelo (seco, normal ou oleoso) ou o estado em que ele se encontra (tingido, alisado, opaco, com queda etc.). Substâncias como argila, jaborandi, hortelã e algas marinhas ajudam a controlar a oleosidade. Quem precisa combater o ressecamento deve procurar por pantenol, lanolina, aloe vera e ceramidas. Se o objetivo for preservar a cor das madeixas coloridas, aposte em ativos antioxidantes, como vitamina E, óleo de macadâmia e óleo de semente de girassol. A queratina é o componente certo para quem precisa reestruturar a fibra capilar danificada.
Passo 2: Quantidade Ideal de Produto

Para quem tem cabelo curto, vale a medida equivalente a uma moeda de R$ 1; para as donas de madeixas de comprimento médio, o dobro. E, para as longas, três moedas, fala o cabeleireiro Evandro Angelo, do salão C.Kamura, em São Paulo.
Passo 3: Aplicação e Enxágue

Ainda fora do chuveiro, use um pente de madeira  e dentes largos para desembaraçar o cabelo.  Para a lavagem, prefira a água em temperatura  de morna a fria, pois a quente elimina a camada de gordura protetora dos fios. Coloque o xampu na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique o produto em todo o comprimento, aos poucos, começando pela raiz. Use a ponta dos dedos – e não as unhas – para essa manobra. Em seguida, enxágue bem até retirar qualquer resquício do cosmético. “Quem não lava os fios todos os dias deve reaplicar o xampu para remover completamente as impurezas do couro cabeludo e os resíduos de finalizadores”, aconselha Rafael Aguilheiro, cabeleireiro do salão Hugo Beauty de Petrópolis, em Porto Alegre.
Passo 4: Produtos Pós-Xampu

O condicionador vem logo depois do xampu e deve ser usado toda vez que lavar o cabelo. É ele o responsável por fechar as cutículas dos fios e facilitar o desembarace após a lavagem. A máscara, que tem fórmula com ingredientes concentrados, serve para tratar as madeixas a cada 15 ou 30 dias. Aplique-a entre o xampu e o condicionador para que os ativos penetrem no fio. E não se esqueça do leave-in: aplicado nos fios úmidos ou secos, ele forma uma película em volta da fibra capilar, protegendo-a de agressores externos, como o sol, o calor do secador e da chapinha, a poluição e o vento. Se tiver FPS na composição, melhor!
Regra de Beleza
Nunca saia de cabelo sujo. Os fios ficaram oleosos? Faça um rabo de cavalo alto,  cheio de estilo.
Já ouviu falar de xampu a seco?
Ele é uma excelente alternativa para um dia corrido, no qual a mulher não teve tempo de lavar o cabelo, ou quando surgir um compromisso de última hora, afirma o cabeleireiro Rafael Aguilheiro. A função desse tipo de produto é fazer uma limpeza (sem água) instantânea e superficial, eliminando a oleosidade dos fios. Também prolonga o efeito da escova, já que mantém as madeixas com a aparência limpa por mais tempo. Borrife o xampu a seco a uma distância de 20 a 30 cm da cabeça (aplicar muito perto pode entupir os poros do couro cabeludo e prejudicar o crescimento dos fios), espere até que o óleo da fórmula seja absorvido e escove o cabelo para que as pequenas películas brancas deixadas pelo produto desapareçam. Mas atenção: apesar dos benefícios, o xampu a seco deve ser usado apenas em emergências e em pouca quantidade, pois a utilização diária pode causar irritação ou feridas no couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário