quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que diminui o desejo sexual feminino?

Quem não conhece uma amiga que confessou estar com a libido em baixa? Sim, é muito mais comum do que a gente imagina. Se isso está acontecendo com você agora, não se preocupe: vamos ajudá-la! As razões? Bem, podem ser do corpo e da mente. Dentre as emocionais, duas são muito comuns: os problemas no relacionamento e a falta de conhecimento do próprio corpo. Quem afirma isso é a psicóloga Cida Lessa, especializada em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

“Quando o relacionamento está insatisfatório, a libido é afetada. A mulher não separa o sexo das outras questões. A maneira como ela é tratada, os problemas financeiros ou profissionais, dificuldades em relação à educação dos filhos... Tudo isso reflete na vida sexual”, explica Cida. 

Para o homem, segundo a especialista, as coisas funcionam de outro jeito. “Eles conseguem sentir desejo pela mulher mesmo tendo outros problemas no relacionamento. O sexo feminino costuma generalizar. Se ela está insatisfeita com seu parceiro em algum aspecto, é comum perder o desejo.”

Outra razão citada por Cida está ligada à relação que temos com nós mesmas. “A mulher se conhece pouco. Muitas vezes não sabe onde e como sente prazer. Não explora o próprio corpo e não se permite perceber o estímulo do outro, para descobrir o que lhe agrada. Faz parte da educação feminina não se masturbar, por exemplo.”

Cida diz, também, que já é mais frequente as mulheres falarem sobre o assunto, mas, ainda assim, não conversam com quem deveriam: seus parceiros. “Não demonstrar seus interesses, vontades e fantasias é um erro. Às vezes, vejo mulheres reclamando dos homens, mas eles não têm como adivinhar o que elas querem.”

Além disso, Cida diz notar em seus atendimentos que, quando uma paciente consegue se abrir e o casal procura ajuda, nem sempre elas levam a sério um tratamento. “As mulheres se desinteressam muito rápido pela solução. Quando há um problema sexual, os homens vão buscar saná-lo até o fim. Elas desistem antes.”

Recupere a libido  

Veja nove dicas que a especialista Cida Lessa reuniu para ajudar você nesse setor:

1. Identifique e resolva os problemas que estão prejudicando o seu relacionamento;

2. Aprenda a separar os problemas. Não deixe que os acontecimentos ruins do dia interfiram na sua vida sexual;

3. Não tenha receio de dizer ao seu parceiro do que você gosta (ou não) no sexo;

4. Se achar que não pode resolver o problema sozinha, procure terapia;

5. Não responsabilize o outro por sua falta de desejo. Tente resolver;

6
. Não espere que ele adivinhe que você não está satisfeita. Converse;

7.
 Explore seu próprio corpo e descubra o que lhe dá prazer;

8.
 Converse com seu ginecologista sobre o problema;

9.
 Não se conforme com a falta de libido. Você pode mudar essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário