sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Saiba como usar corretamente os cremes sem enxágue


Nos últimos anos, cremes hidratantes e para pentear ganharam versões sem enxágue e se popularizaram ao lado de uma vasta gama de novidades em produtos finalizadores (como silicones, pomadas e reparadores de pontas) que podem permanecer sobre os cabelos por tempo indeterminado. Ou, geralmente, até a próxima lavagem. Mas qual a diferença entre os termos leave in e leave on descritos na embalagem e quando utilizá-los? 

Para a cabeleireira do Vanity Fashion Hair de São Paulo, Nilva Bezerra, produtos leave-in ou leave-on são, na prática, a mesma coisa. Tem esse nome estrangeiro, mas nada mais são que cremes sem enxágue, que servem para manter a hidratação dos fios de cabelo. 
Saiba como usar leave-in
Geralmente, são compostos de óleos vegetais, silicones e filtros protetores contra os raios ultravioleta. "Devem ser usados em cabelos lavados previamente com xampu adequado ao seu tipo de cabelo. O uso de leave-in ou leave-on não dispensa o de condicionador", lembra a profissional. 

Independente do tipo de aplicação que terão, esses produtos costumam não só tratar os fios, mas amenizar o indesejável frisado, além de modelar camadas ou cachos sem definição. Para isso, amasse os cabelos úmidos com a toalha e aplique o leave-in. Mas nunca abra mão da dobradinha xampu e condicionador. É o uso do trio completo que evitará que o cabelo arme depois de seco. 
Outra dica valiosa na hora de usar produtos sem enxágue é esfregá-los um pouco nas palmas das mãos antes de aplicá-los no cabelo. Assim, o calor imediato desestrutura algumas partículas de açúcares que deixam os fios mais pegajosos. Lembre-se de distribuir ao longo do comprimento das mechas e nunca perto da raiz. Se seu cabelo for oleoso, prefira usar somente nas pontas. O resultado será mais satisfatório e discreto se a aplicação for feita com os cabelos ainda molhados. 

Há diferentes versões e opções disponíveis: para cabelos coloridos, loiros, antifrizz, para definir cachos, com proteção solar, entre outros. Nas fórmulas, além da famosa queratina, alguns cremes trazem em sua composição outras substâncias naturais, como manteiga de karité, açaí, nozes, café e até mesmo barro mineral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário