sexta-feira, 23 de novembro de 2012

10 deslizes que atrasam sua beleza sem você nem perceber


Foram horas de arrumação até que tudo ficasse pronto para você sair de casa: roupa, cabelo e maquiagem cuidadosamente planejados. Olhando no espelho, no entanto, parece que há alguma coisa errada - algum detalhe parece que destoa de todo o visual. Já se sentiu assim? A culpa pode ser de pequenos deslizes de beleza que, embora pareçam bobos, podem abalar a sua autoestima. Todo cuidado é pouco para que a produção não fique exagerada ou desequilibrada. Aproveite as dicas de especialistas para compor um visual de ninguém colocar defeito e que vai te deixar mais confiante: 

DE 10
mulher com as unhas muito grandes - Foto: Getty Images

Deixar as unhas muito longas

Além de não ser nada elegante, deixar as unhas muito compridas pode ser prejudicial à pele. "Qualquer coceira quando se tem as unhas longas pode causar escoriações e feridas", explica a dermatologista Renata Domingues, do Rio de Janeiro. Segundo a especialista, o ideal é que as unhas tenham entre dois e três milímetros a partir da pele do dedo.  
mulher cortando as unhas - Foto: Getty Images

Cortar as unhas em público

Ninguém precisa saber que as suas unhas estão pedindo um corte. Dá para reservar um tempinho e fazer isso no banheiro da sua casa. De acordo com a personal stylist Bia Kawasaki, de São Paulo esse hábito é pouco higiênico e não passa uma boa imagem. "Sejam unhas das mãos ou dos pés, o ideal é fazer isso em um ambiente privativo", diz. 
mulher com a pele laranja - Foto: Getty Images

Exagerar no bronzeado

Embora as câmaras de bronzeamento estejam proibidas no Brasil desde 2009, tem gente que mantém costume de passar horas embaixo do sol para ficar com a pele morena. Exagerar no bronzeado, ainda que natural, envelhece a pele, produz manchas e rugas e dá a você uma aparência de cansada. "Os melhores horários para tomar sol são no início da manhã e no final da tarde, sempre com protetor solar, pois o produto não impede o bronzeado", afirma o dermatologista Murilo Drummond, do Rio de Janeiro. Se você quer manter a pele morena, o melhor a fazer é usar sprays de bronzeamento, que colorem a pele em casa sem prejudicá-la e deixam com uma aparência natural. 
mulher com a base mais clara que a pele - Foto: Getty Images

Aplicar a base apenas no rosto

Ficar com o rosto de uma cor e o pescoço e as orelhas de outra dá a impressão de que você está em um baile de máscaras. De acordo com a maquiadora Adriane Santos, da Versátiol Megahair, em Curitiba, a primeira coisa a fazer é ter certeza de que a cor da base é adequada para o seu tom de pele. "Faça um teste aplicando uma pequena quantidade do produto na maçã do rosto - se ficar invisível, é a cor certa", explica.

A pele no rosto, porém, não é exatamente da mesma cor que a do pescoço e a base pode realçar ainda mais essa diferença. "Por isso, passe base em todo o rosto e estenda ao pescoço e colo de maneira uniforme", explica a maquiadora. Caso você use base líquida ou em bastão e não quiser ficar toda melecada, a especialista aconselha aplicar um pó do mesmo tom da base no pescoço e colo. 
mulher com o bluch muito rosa - Foto: Getty Images

Blush estilo "palhaço"

O blush serve para conferir uma aparência mais saudável e iluminada, mas é importante aplicar do jeito certo. Fazer o estilo palhacinha, com dois círculos marcados nas bochechas, vai detonar o visual. Para evitar esse transtorno, o maquiador Alexandre Krizek, de São Paulo, conta que o ideal é esfumar bem o produto com auxílio de um pincel específico para essa finalidade. Faça movimentos ascendentes indo das maçãs do rosto em direção as têmporas. "Tenha cuidado para não deixar muito escuro ou manchado", diz. 
mulher passando lápis nos lábios - Foto: Getty Images

Deixar o lápis para lábios visível

"Quando fazemos o contorno da boca com o lápis, o intuito é definir oslábios, sem deixá-los com aspecto artificial", diz a maquiadora Adriane. Quanto mais natural for a produção, mais bonita fica a maquiagem. Para aumentar os lábios, a maquiadora ensina que o contorno com o lápis deve ser feito por fora, dois milímetros acima dos lábios. "Para diminuí-los, devemos contornar dois milímetros para dentro dos lábios", recomenda. A cor do lápis deve acompanhar a cor do batom ou, então, ser um pouco mais clara, para o visual não ficar carregado demais.  
produtos bronzeadores - Foto: Getty Images

Abusar dos produtos bronzeadores

Está com o rosto branquelo e resolveu aplicar algum produto bronzeador para dar uma melhorada no visual? Evite exagerar na produção para não ficar com o rosto laranja ou diferente do resto de seu corpo. "Produtos autobronzeadores em excesso são fatais para a maquiagem, já que eles intensificam as linhas do rosto, acabando com a produção", afirma Adriane Santos. Segundo a maquiadora, o creme ou spray bronzeador pode ser substituído por um simples blush bronzeador. "Sabemos que estamos exagerando quando rosto, pescoço e colo estão com tons diferentes do resto do corpo", explica.  
mulher com as sobrancelhas muito finas - Foto: Getty Images

Sobrancelhas muito grossas ou muito finas

Estar com as sobrancelhas bem feitas é fundamental para a beleza do rosto. "São elas as responsáveis pela face emoldurada e pela expressão do olhar?, diz a maquiadora Adriane. "Uma sobrancelha mal feita pode desarmonizar o rosto." Portanto, nada de deixar a sobrancelha parecendo uma taturana ou o contrário, quase inexistente - os extremos podem detonar o visual. "É importante respeitar o formato natural da sobrancelha, valorizar o que ela tem de bonito, procurar desenhá-la sempre com o mesmo designer e evitar tirar as sobrancelhas por conta própria se você não sabe como fazer', enfatiza a especialista. 
mulher com as sobrancelhas vermelhas - Foto: Getty Images

Descolorir as sobrancelhas sem motivo

Se você tem um tom de cabelo muito escuro e resolveu tingir de loiro claríssimo, a recomendação do maquiador Alexandre é que as sobrancelhastambém sejam levemente descoloridas. "Sobrancelhas muito mais escuras que o cabelo ficam estranhas e carregam o visual, podendo até envelhecer", diz. No entanto, se a mudança não for muito drástica, o melhor é não mexer na cor dos pelos. "Você pode errar no tom, deixar a sobrancelha mais clara do que deveria e até manchada?, diz a maquiadora Adriane. ?Por via das dúvidas, prefira sempre deixar o tom o mais natural possível."
mulher com glitter nos lábios - Foto: Getty Images

Produção super brilhante

O glitter é maravilhoso para uma produção de maquiagem, principalmente para eventos à noite, mas deve ser utilizado apenas como complemento e nunca como atração principal. Afinal, ninguém quer ficar parecendo uma passista fora do carnaval ou então uma cantora pop escandalosa. De acordo com Adriane Santos, o glitter pode ser utilizado como acabamento para as pálpebras, ressaltando as cores da sombra; como máscara para cílios para iluminar o visual ou como gloss, para ressaltar os lábios. Caso você opte por usar glitter na produção, escolha apenas uma dessas opções e, ainda assim, não exagere.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário