segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tudo Sobre Alisantes


Aqui no PB temos muitas informações sobre escovas progressivas e alisamentos, para facilitar a vida de meus leitores, que têm uma sede incrível para tudo que se relaciona a cabelos lisos ou mais domados, aqui vai uma compilação de todos os agentes alisantes e como eles funcionam.
Alisantes Tradicionais (alto pH)
  • Hidróxido de Sódio – cabelos afro e crespos
  • Hidróxido de Guanidina – cabelos afro e crespos
  • Tioglicolato de Amônia – cabelos ondulados (usado no alisamento japonês, escova inteligente e escova definitiva) – requere neutralização
Relaxamentos á base de hidróxido não requerem ação térmica, ou seja o uso de pranchas.
Alisantes Ácidos (pH baixo)
  • Formol (pH de 2 a 5)
  • Ácido Glioxílico (pH de 1,5 a 2) – deve ser lavado no mesmo dia
Os agentes de pH baixo são os usados em escovas progressivas, seja a escova marroquina, escova de chocolate, escova de turmalina, escova de maçã – não importa o sabor – essas escovas contém um dos alisantes acima e são eles que realmente alteram as características dos fios.Outros componentes comuns em escovas e alisamentos são queratina, carbocisteína e aminoácidos – eles não ajudam a alisar, são apenas usados para recompor a estrutura dos fios que precisa ser danificada para que o alisamento aconteça.Há muitos produtos no mercado que contém formol em pequenas quantidades (0,2%). O ácido glioxílico age quase exatamente como o formol e alisa os cabelos de forma mais gradual, o problema é que o ácido glioxílico desbota o cabelo, clareando as mechas, deixando-as com o tom alaranjado.
Aprender Sobre a Compatibilidade de Químicas Capilares é Muito Importante – Antes de alisar os cabelos é preciso saber se seu cabelo possui qualquer outra química que possa não ser compatível com o alisante que queira usar. Consulte a tabela de compatibilidade e sempre faça o teste de mechas.
Aminoácidos, Frutas, Arginina, Selagem, Cauterização e Vitaminas NÃO alisam – é preciso usar um agente ácido ou alcalino para penetrar o córtex dos fios capilares e alterar as pontes de enxofre.
Alisamentos Naturais (menos agressivos) – Outros agentes ácidos como ácido lático (leite, iogurte), ácido glicólico (açúcar) e ácido salicílico (aspirina) podem alisar alguns tipos de cabelos de forma gradual.
Óleos NÃO Alisam - as moléculas de óleos são grandes e não penetram o córtex, ao contrário do que outros blogs alegam. Óleos apenas sentam na superfície dos fios e podem deixá-los mais pesados e com a aparência de menos volume, mas os efeitos desaparecem ao lavar o cabelo.
Alisamentos, Relaxamentos e Escovas Progressivas que usam pH alto ou baixo danificam os cabelos – seu cabelo não ficará mais saudável ao ser alisado, os alisantes penetram o córtex separando as pontes de enxofre, literalmente fazendo buracos na estrutura capilar, que se torna mais frágil e suscetível a quebra.


Leia mais: http://www.produtosdebeleza.com/tudo-sobre-alisantes.html#ixzz2DKVjeVhs

Nenhum comentário:

Postar um comentário