quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Celulite: vá a luta contra a inimiga!!



Se não podemos controlar todos os fatores que favorecem o surgimento da terrível celulite, confira abaixo algumas providências que podemos tomar para diminuí-la ou até mesmo evitar que a celulite se instale. Vale o esforço!
- alimentação
- obesidade
- fumo
- sedentarismo 
- estresse

Alimentação
Não há uma dieta específica capaz de acabar com a celulite. Mas alguns alimentos predispõem à celulite e você pode evitá-los:
- O sal em excesso favorece a retenção de líquidos, promovendo a formação de edemas (inchaços) e prejudicando ainda mais o tecido onde a celulite se desenvolve. Modere seu consumo e evite alimentos defumados, frios, embutidos e conservas.
- Alimentos ricos em gorduras e açúcar. Além de dificultar a digestão, aumentam o número e o tamanho das células gordurosas, congestionando os tecidos. Evite frituras, refrigerantes e enlatados, que costumam conter toxinas difíceis de serem eliminadas.
- O álcool transforma-se em açúcar no organismo, causando aumento de peso, o que influi diretamente na formação da celulite.
Alternativas saudáveis
Escolha alimentos magros, de preferência carnes menos gordurosas (peixe, frango ou peru), vegetais com baixos teores de carboidratos (abobrinha, brócolos, espinafre), grãos e cereais integrais, que são ricos em vitaminas e sais minerais, além das fibras, que estimulam as funções intestinais e a eliminação de toxinas.
Beba água em quantidade suficiente, mínimo de 1,5 litro por dia. A água atua no bom funcionamento dos rins, bexiga e intestinos, ajudando a eliminar as toxinas.
Obesidade
A celulite e a gordura são duas condições do organismo completamente distintas, apesar de que, muitas vezes, podem estar associadas.
Como sabemos, as células adiposas (de gordura) têm papel fundamental na evolução da celulite, pois à medida que elas aumentam de tamanho, pelo acúmulo de gordura, comprimem o sistema vascular e linfático vizinhos, comprometendo as trocas com as células e impedindo a drenagem do excesso de fluidos e toxinas.
Alternativa saudável:
Controlar, com supervisão médica, o excesso de peso.
Fumo, Sedentarismo e Estresse
A nicotina é substância vaso-constritora, alterando a oxigenação das células e prejudicando a eliminação natural das toxinas.
O sedentarismo e a sobrecarga emocional são, infelizmente, subprodutos da tal “vida moderna”, da qual poucas conseguem escapar. As consequências no organismo podem ser de intensidade e formas variadas.
No caso específico da celulite, vale lembrar que os problemas circulatórios estão entre as principais causas da formação da celulite. No entanto, não podemos pensar em corrigir ou diminuir problemas de circulação, sem movimentar o corpo.
Já o estresse pode provocar a retenção de toxinas ou causar alterações, mais sérias, no sistema nervoso central, no sistema imunológico e no sistema hormonal.
Alternativa saudável:
Cultive hábitos saudáveis de vida como:
• Evitar o fumo,
• Fazer exercícios regulares, sem excessos, adaptados às suas aptidões e capacidade física,
• Controlar os níveis de estresse, através de um maior autoconhecimento, estabelecendo limites, baseados no bom senso e, principalmente, na auto-estima.
Sempre Bela
A indústria dermocosmética também tem oferecido uma gama enorme de produtos para ajudá-la nessa batalha contra a celulite. Confira e escolha o que mais se adapta ao seu perfil e não deixe de pedir conselhos de um profissional de saúde de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário