domingo, 25 de novembro de 2012

Seis dicas para deixar o cabelo longo mais bonito e macio


Cabelo longo é cabelo com mais tempo de vida. Por isso, não deixe de cuidar muito bem das madeixas
Foto: Getty Images
Quanto mais longo for o cabelo, mas tempo de vida ele tem e, por isso, merece muito cuidado. Se você é adepta desse estilo, precisa ficar atenta a alguns cuidados que vão ajudá-la a deixar as madeixas sempre bonitas e macias.

1. Trato é trato

A cada 15 dias, aplique uma máscara nutritiva em casa - não faltam bons cosméticos para isso! "E, a cada dois meses, invista num tratamento no salão, como a cauterização, a reposição de queratina ou a plástica capilar", diz Samuel Jabes, hairstylist do Vimax, em São Paulo. Todos esses procedimentos têm o mesmo objetivo: devolver hidratação e a estrutura da fibra capilar que ficou enfraquecida com a ação do tempo. O resultado? Mais força, maciez e brilho.

2. Sem esfrega, esfrega

Se ele é o seu bem mais precioso, lave-o com muita delicadeza como se fosse aquele vestido de seda pura. Como fazer? Espalhe o xampu na palma das mãos e, então, aplique-o no couro cabeludo, massageando toda a área com a ponta dos dedos. Em vez de enrolar o comprimento no topo da cabeça e esfregá-lo (o que pode abrir ainda mais as escamas da fibra), leve a espuma que se formou da raiz às pontas. "Ela já é suficiente para deixar o cabelo limpo", fala Renata Souza, especialista em cabelo, do salão Laces and Hair, em São Paulo.

3. Desenrole o nó

Quem desembaraça os fios no banho, merece um ponto positivo. Mas para você ganhar nota máxima, vale trocar o pente de dentes largos por uma escova quadrada do tipo raquete. "Ela garante 100% de fios soltinhos, não machuca o couro cabeludo e tem dentes flexíveis que não quebram o cabelo", conta Samuel. Em tempo: espalhe o condicionador da altura do pescoço para baixo antes de desatar os nós.
Nunca durma de cabelo molhado. Mas se for secá-lo, use antes um produto com proteção térmica
Foto: Getty Images

4. Molhado, não!

Uma informação preciosa: quando os fios estão molhados, eles ficam mais flexíveis e, por isso, quebram facilmente. Por isso, não vá para a cama enquanto eles não secarem (naturalmente ou com a ajuda do secador). Também evite prendê-los ainda úmidos - encharcados, nem pensar - com elásticos sem revestimento ou fivelas apertadas.

5. Protegido do calor

Se além de comprido, você gosta do seu cabelo liso e sem frizz, provavelmente o secador e chapinha costumam fazer parte do seu ritual de beleza. Sem problemas! Mas lembre-se de recorrer a um produto com proteção térmica antes de usar os aparelhos. Estamos falando de cremes, sprays e silicones que encapam os fios e evitem que eles fritem literalmente. O efeito você já conhece: ressecamento, pontas duplas, desbotamento...

6. Ajuste que não aparece

Ainda que você siga um ritual cuidadoso com o seu cabelo comprido, uma hora ou outra vai ter que encarar a tesoura. Mas não precisa ser uma mudança radical. "Tenho várias clientes que morrem de medo de tirar o comprimento e só aparecem no salão uma vez por ano. Com essa periodicidade, vou ter que cortar muito mais do que se fizesse um controle a cada três meses", diz Samuel. Acompanhe a matemática: se o fio cresce 1 centímetro por mês, em 3 meses, ele está 3 centímetros maior, certo? Para tirar as pontas, basta cortar então 1,5 centímetro. A ideia é se livrar das partes mais agredidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário