sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os benefícios da drenagem linfática


Se você sofre frequentemente de retenção de líquidos e prisão de ventre o que está esperando para começar a fazer drenagem linfática?!? A drenagem é um método que surgiu há mais de 80 anos e até hoje faz o maior sucesso entre as pessoas que buscam mais qualidade de vida na correria do dia a dia. Essa massagem foi criada por um biólogo dinamarquês Dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder. Em 1936 eles perceberam que os seus clientes tinham alguns problemas por causa do mau funcionamento do sistema linfático.

O que é drenagem linfática

Com o auxílio de sua mulher ele começou a fazer algumas pesquisas sobre o sistema linfático e obteve resultados positivos ao trabalhar a ativação das linfas durante a massagem manual, ou seja, durante a massagem ele ativava os principais pontos linfáticos que estão localizados nas axilas, virilhas e joelhos. Ao trabalhar as linfas ele percebeu que ocorria a remoção dos fluidos excessivos no corpo dos pacientes. Até porque, o sistema linfático é muito importante, pois ele protege o nosso corpo de vírus e bactérias, por meio dos glóbulos brancos, portanto, as linfas são fundamentais para o nosso sistema imunológico funcionar corretamente.            

Benefícios da drenagem linfática

A principal finalidade da drenagem linfática é remover os excessos de resíduos e líquidos do nosso organismo e estimular a circulação. Com isso, ao fazer uma sessão de drenagem linfática você vai perceber que a sua barriga irá desinchar e certamente a primeira coisa que você fará ao se levantar da maca é ir ao banheiro para fazer xixi. Isso mesmo, fazer xixi, e não se assuste se ele vai sair com uma cor mais escura, pois é sinal que o seu organismo está liberando líquidos e toxinas que estavam em excesso no seu corpo.

Benefícios da drenagem linfática
Outros benefícios da drenagem linfática são: ajuda a reduzir a celulite (mas é claro, só a massagem não fará milagre, portanto, você tem que reduzir o consumo de refrigerante, fritura e doces), melhora o aspecto da sua pele – ou seja, a sua pele fica mais viçosa, reduz as cólicas menstruais, reduz estresse e tensões, melhora o sistema imunológico, reduz a gordura localizada entre outras coisas. Mas fique atenta, pois a drenagem linfática não emagrece, portanto, em relação à estética ela ajuda a melhorar o aspecto da celulite e reduz a gordura localizada, com isso, não fique com a expectativa de que a massagem irá ajudar você a perder peso. Além disso, é aconselhável fazer a drenagem pós-cirúrgica (lipoaspiração e plástica), pois ela ajuda no pós-operatório. Também é muito recomendo as gestantes, pois ajuda a relaxar e aliviar inchaços típicos da gravidez.
Mas não esqueça, a melhor drenagem linfática é a manual, ou seja, as massagens feitas com aparelhos são um complemento da massagem manual. Além disso, é fundamental que a massoterapeuta possua experiência e o curso de massoterapia, mas o ideal é que a drenagem linfática seja feita por uma fisioterapeuta. Portanto, fique atenta na hora de escolher o profissional, pois isso faz toda a diferença no resultado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário