quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como lidar com o stress



Ninguém está livre do stress, seja ele causado por conflitos conjugais, preocupações financeiras ou uma simples discussão no trânsito. “É fato também que as pessoas têm mais obrigações profissionais e, por isso, comem mais rápido, dormem pouco, têm menos tempo para descansar e para conhecer outras pessoas, entre outros prazeres”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, autora do livro Autocontrole: Nova maneira de gerenciar o estresse (Editora Best Seller) e presidente da Internacional Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR). 

Diante desse quadro, querer manter o controle o tempo todo pode fazer o organismo produzir ainda mais adrenalina, o que piora o problema. A melhor alternativa, então, é aprender a administrar o stress, antes que alguns de seus sintomas – como respiração e coração acelerados, músculos rígidos e tensos, dor de cabeça, irritação e fadiga – tornem-se constantes e aumentem os riscos de ataque cardíaco, hipertensão e enxaqueca.  

Em busca do equilíbrio

Segundo Ana Maria Rossi, reconhecer que as frustrações e tensões cotidianas são inevitáveis e tentar interpretar de forma positiva as situações que levam ao stress é uma das condições básicas para gerenciá-lo. “Muita gente acredita que se eliminasse o stress de sua vida poderia se sentir mais feliz e relaxar. Mas isso não é real nem saudável, já que o mal do século ajuda, por exemplo, a manter o corpo alerta para os perigos”, afirma a especialista. Pensando nisso, a Associação Nacional de Saúde Mental nos Estados Unidos levantou as melhores práticas para reduzir a tensão no dia a dia:

- Fale sobre o seu problema Conversar sobre o assunto que a aflige ajuda a aliviar o stress e enxergar a situação e até a solução com mais clareza.

- Estabeleça expectativas razoáveis Seja realista com as suas habilidades e decida com inteligência o que você pode fazer bem. Se possível, escolha as tarefas que dão mais satisfação pessoal e profissional.

Libere sua raiva Se você usa desse artifício para dominar a situação de maneira agressiva, controle seu impulso de atacar outras pessoas. Em vez disso, aproveite a adrenalina que a raiva produz e faça algo construtivo e que requeira energia física. Vale limpar a casa, passear no parque, jogar tênis, andar de bicicleta.

- Pare de competir por tudo e a qualquer custo Competição é tão contagiante quanto cooperação. E você pode colaborar com os outros, tendo mais satisfação pessoal e paz de espírito do que se estivesse rivalizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário