quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Os fatores de envelhecimento da pele


Rugas, manchas, os famosos pés de galinha e certa flacidez facial... Nossa, se a gente pudesse sairia correndo deles, não é mesmo? Afinal, são essas combinações que denunciam que a nossa pele está com uma certa “quilometragem”. 
Mas calma! É possível prevenir, porque, sabendo quais são os fatores que provocam esse quadro, fica mais fácil você se cuidar e evitar uma briga com o espelho.

“O envelhecimento cronológico se inicia a partir dos 20 anos de idade e se acentua com a menopausa. Tem forte influência genética e racial e ocorre com a diminuição da densidade, tonicidade, firmeza e elasticidade cutânea”, explica o médico Alexandre Y. Okubo, dermatologista formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além da mudança fisiológica citada acima, acontece também o envelhecimento extrínseco, causado por fatores ambientais. “O efeito cumulativo da radiação UV, da poluição e do tabaco, sobre as camadas superficiais da pele, tem como consequência o agravamento das alterações características do envelhecimento intrínseco. Há maior formação de radicais livres que vão agredindo o DNA das células e, consequentemente, acontecem maiores danos”, alerta Okubo.

Beleza e cigarro não combinam!

No caso do cigarro, é comprovado o envelhecimento cutâneo, sendo que não importa por quanto tempo a pessoa fumou, e sim a quantidade de cigarros diários pelo tempo, que é mensurado por maços-ano. Quanto maior o índice, mais afetada a pele será. “O fumante que deseja ter uma pele saudável deve parar imediatamente com o vício e começar a tratar os sinais do envelhecimento que já devem estar presentes em sua face”, indica o especialista.

Quanto mais cedo também se iniciar a prevenção à exposição solar, melhor é o resultado. O efeito crônico dos raios UV sobre a pele é cumulativo e mais importante nas primeiras duas décadas de vida. “É importante que a brasileira tenha consciência de que o simples hábito de aplicar diariamente o filtro solar pode salvar sua pele, além de prevenir contra o câncer.”

Uma aliada chamada tecnologia

Agora que você já tem a informação, onde entra a tecnologia de que falamos logo na chamada do texto? Na utilização dos nutricosméticos, ou pílulas da beleza, como são popularmente conhecidos. “Esses produtos têm o papel de hidratar, nutrir e fornecer princípios ativos importantes para o processo de prevenção e tratamento ao envelhecimento cutâneo. Dentre eles, destaco os antioxidantes, antiglicantes, alfa-hidroxiácidos, retinol e tensores.” 

Podemos dizer que o uso dessas substâncias é essencial na recuperação da autoestima das pacientes devido aos rápidos resultados apresentados, ainda mais quando seu uso é mesclado a cuidados tópicos, potencializando efeitos.

Mas lembre-se: ter uma pele bonita não depende somente do uso de cremes em potes ou tratamentos caríssimos em consultório, nem da genética. Além da combinação de nutricosméticos com técnicas estéticas, é preciso, sobretudo, ter equilíbrio. “Quando o estresse é prolongado e frequente, pode acelerar o envelhecimento por expor o organismo a uma maior taxa de hormônios (cortisol) e maior produção de radicais-livres”, lembra o doutor. 

Fique atenta a essas informações e dicas. Assim, não só a pele ficará linda, mas você por inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário