quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EXAMES IMPORTANTES

Exames

DURANTE A GESTAÇÃO PREPARA-SE PARA PASSAR POR UMA SERIE DE PROCEDIMENTOS QUE VÃO AJUDAR A ACOMPANHAR O BOM DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

A partir do momento, que descobre que esta grávida, você entra num período especial de sua vida. Agora, todo cuidado é pouco: não basta só ficar de olho na sua saúde, você tem de ter “visão de raio-X” para saber como esta ocorrendo o desenvolvimento do bebe no seu útero, propiciando a ele bem-estar e cuidados especiais. Para isso, será necessário fazer uma serie de exames ao longo dos próximos 9 meses, principalmente se a sua gestação for de risco, ou seja, se houver na sua família histórico de feto com a má-formação, se teve mais de um aborto espontâneo.

Se a sua pressão é alta, se tem diabetes ou qualquer outra complicação que possam atrapalhar sua gravidez. veja quais são os principais exames: Físico É feito logo quando você descobre que esta grávida. O médico examina o seu coração, os pulmões, as mamas, o abdômen e determina a pressão arterial. Além disso, são verificados o seu peso e sua altura. Exames de fezes e de urina também são importantes.Talvez o médico faça vários outros exames, mas não se assuste, é sempre importante garantir sua saúde e a do seu bebe. DE Sangue É necessário fazer um hemograma completo para avaliar a ocorrência de anemia, glicemia, imunidade a doenças como rubéola e toxoplasmose, e para detectar a presença de certas infecções (hepatite B, sífilis e adis, por exemplo).Além disso, é preciso fazer um exame de tiragem de sangue (A-B-O, RH). Estes são os exames básicos, mas, em alguns casos, os médicos preferem fazer uma investigação minuciosa.

Confira alguns desses exames mais específicos pra gestação de risco. Biópsia vilocorial (9º á 12º semana) Introduzida pela barriga, uma agulha fina coleta tecido da placenta para analise em laboratório. Recomendado para todas as gestação de risco.O resultado sai em duas semanas. Tranlucência nucal (11º á 14º semana) Ultrassonografia que examina a nuca do bebe para checar pregas que indicam a Síndrome de Down.Este exame pode ser feito no próprio consultório médico. Amniocentese (16º á 20º semana) Feito com agulha, coleta o liquido amniótico e checa infecções no feto, como rubéola, além de verificar o desenvolvimento do bebe identificar anomalias.

O resultado sai no Maximo em três semanas. Ultrassom morfológico (a partir da 20º semana) Mede o tamanho dos ossos do feto, além de checar a formação do celebro e de outros órgãos.É praticamente um exame de rotina para constatar a normalidade do feto.Quando há suspeita de anomalia, confirma-se o diagnóstico com o ultrassom 3D, que fornece detalhes nítidos da criança.O resultado é imediato. Ecocardiograma (a partir da 20º semana) Investiga o coração do bebê, quando a gestante tem histórico de problemas cardíacos.O resultado também sai na hora. Cordocentese (a partir da 22º semana) É uma espécie de hemograma do feto que verifica o sangue do cordão umbilical, retirado com uma agulha. Através dele, é possível saber se o bebe tem anemia (por incompatibilidade sanguínea com a mãe) ou se foi contaminada por alguma infecção materna, como a toxoplasmose.

Dopplervelocimetria (a partir da 26º semana) Avalia a circulação do sangue materno para da placenta e desta para o bebe.É indicado para mães hipertensas ou quando surge alguma doença que impede o bom funcionamento da placenta. Nesses casos, costuma ser repetido a cada 30 dias.O resultado sai na hora e não é um exame complicado. Cardiotocografia (depois da 30ºsemana) Confere oscilações na freqüência cardíaca do feto para saber se ele esta bem.Na reta final, é o exame utilizado para observar a regularidade das contrações uterinas, que provocam aceleração dos batimentos cardíacos no bebe.A ausência dessa variação sinaliza falta de energia na criança e indica a necessidade de acelerar o parto.Hoje em dia, esse exame é feito na maioria dos casos. 

TALVEZ O MÉDICO FAÇA VARIOS OUTROS EXAMES,MAS NÃO SE ASSUSTE, É SEMPRE IMPORTANTE GARANTIR A SUA SAÚDE E A DO SEU BEBÊ.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário