quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FALTA DE AR NA GRAVIDEZ?

Falta de Ar
Durante a gestação é muito comum as mulheres se queixarem pela dificuldade de respirar ou até mesmo pela falta de ar, a qual leva a gestante à preocupação, isto é, dúvidas relacionadas a sua saúde e a do bebe. Geralmente não é apenas a falta de ar que a futura mamãe sente no início da gestação, sendo que na maioria das vezes as mulheres também sofrem com dores no estômago, sendo que ambos os “problemas” são normais e comuns em toda e qualquer gestação, por isso, foque tranquila. Em relação à falta de ar, saiba que este “probleminha” é resultante devida à pressão existente no ventre sobre o diafragma, assim é indicado que a mulher durante a noite, procure aliviar esta falta de ar deitando-se de lado com dois ou mais travesseiros extras até a altura do ombro, fazendo com que seu tronco fique mais elevado.

Assim, pela ação da gravidade, o útero e as vísceras sofrem afastamento do diafragma, e durante estas crises respiratórias são geralmente provocadas pelo esforço físico, por isso, caso sinta a falta de ar novamente, pare imediatamente o que está fazendo e comece a respirar lentamente e profundamente. No entanto, caso as crises sejam frequentes é preciso que você consulte seu médico, pois há casos em que a falta de ar está associada a problemas cardíacos maternos ou a anemia.

Quanto as dores no estômago, saiba que o seu bebê com forme vai crescendo, o mesmo irá pressionar o seus órgãos internos, o qual resulta em uma séries de desconfortos que são muito comuns no início da gestação, sendo que a mulher geralmente sofre com azia, que é provocada pela pressão existente do útero sobre o estômago. Além disso, a futura mamãe pode se sentir empanturrada devido a comilança, por isso, a única forma de driblar estes incômodos comuns da gestação é se alimentar diversas vezes ao longo do dia, no entanto, em pequenas quantidades, evitando temperos muito fortes, frituras e bebidas gasosas, os quais ajudam no aparecimento da azia.

Enfim, ambos os incômodos são comuns no início da gestação, no entanto, caso se tornem cada vez mais frequentes, mesmo realizando as indicações feitas logo acima, é preciso que você recorra ao seu médico, solicitando orientações para tentar aliviar estes incômodos. Mas caso contrário, fique tranquila e acalme-se, pois ambos são sinais de que tudo vai bem, isto é, de que seu feto vem crescendo e se desenvolvendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário