quarta-feira, 21 de novembro de 2012

GUIA DA PELE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CUIDADOS E TRATAMENTOS


As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a saúde e beleza do corpo e da pele. Para se ter uma noção, as brasileiras estão entre as primeiras no ranking das mais vaidosas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Avon. Mas você sabe usar os produtos certos para o seu tipo de pele? Dentre tantas opções como hidratantes, cremes anti-idade, loções adstringentes, filtro solar, você sabe qual é o ideal para você? Na hora de escolher o que usar para cada tipo de problema: espinha, cravo, oleosidade, rugas, marcas de expressão, é essencial saber identificar qual seu tipo de pele. Isso para evitar o aparecimento de irritações e alergias e manter a hidratação correta da pele. Mas e você, sabe qual seu tipo de pele e qual o tratamento mais adequado para ela? Se a resposta for não, esse é um bom momento para reverter a situação.
Para isso, a dermatologista Carla Albuquerque caracterizou cinco tipos de pele: a oleosa, a mista, a seca, a normal e a sensível e ainda indicou os cuidados que devemos ter com cada uma delas e os tratamentos mais indicados. Se você tem dúvida se tem pele oleosa ou mista ou ainda seca ou normal, esse é o momento para tirar as dúvidas.
Pele seca
Características: tende à desidratação e caracteriza-se por uma coloração branco-acinzentada, uma textura áspera e aspecto opaco. Tem tendência a mostrar mais precocemente as linhas de expressão.
Como identificar: a pele seca geralmente é opaca, sem brilho e, logo após o banho, a sensação é de repuxamento da pele.
Cuidados: evite banhos quentes e demorados e produtos que contenham álcool, como adstringentes ou filtros solares em gel. Prefira os sabonetes líquidos aos produtos em barra e hidrate pelo menos duas vezes por dia.
Tratamentos indicados: faça hidratação com esteticista uma vez por semana e aplicação de restylane vital ®, que é uma hidratação profunda com uma substância injetável a base de ácido hialurônico. É um procedimento que deve ser feito somente por dermatologistas
Ativos recomendados: na hora de comprar seus produtos para tratar a pele seca, prefira os que tenham uréia, manteiga de karité, NMF (natural moisturizer factor), ácido hialurônico e aquaporinas.
Pele oleosa
Características: pele brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Há uma tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Demora um pouco mais para mostrar as linhas de expressão (embora isso não seja sempre verdade, já que depende também de fatores como genética, hábitos de vida)
Como identificar: pele brilhante, com poros dilatados. Presença de cravos e, eventualmente, espinhas.
Cuidados: evite usar maquiagem, mas se for inevitável, prefira os produtos com texturas leves, “oil free”, não use produtos que contenham óleo na formulação, esfolie duas vezes por semana e use ácidos no inverno (sob supervisão médica)
Tratamentos indicados: faça limpeza de pele pelo menos uma vez por mês e peelings químicos, com ácido salicílico, retinóico ou glicólico, e peelings de cristal.

Ativos recomendados: para controlar a oleosidade, prefira produtos que contenham ácido salicílico, glicólico, retinóico e sulfacetamida sódica.
Pele normal
Características: pele com hidratação equilibrada, com boa textura. Não é nem brilhante nem opaca.
Como identificar: pele com boa textura, com poros normais, sem brilho excessivo, nem sensação de repuxamento.
Cuidados: use sabonetes neutros, loções de limpeza para higienização e hidratantes com filtro solar diariamente.
Tratamentos indicados: limpeza de pele e hidratação a cada 2 meses e peeling de cristal
Ativos recomendados: procure produtos que contenham ceramidas, vitaminas C e E, extrato de café verde e ácido hialurônico
Pele mista
Características: pele brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T e ressecada, áspera e opaca nas demais áreas da face.
Como identificar: brilho e poros dilatados na zona T, pele opaca, áspera ou normal nas demais áreas.
Cuidados: use hidratantes “oil free” com FPS 15 diariamente, faça esfoliação na zona T uma vez por semana, prefira sabonetes neutros e use loções adstringentes na zona T.
Tratamentos indicados: limpeza de pele com hidratação uma vez por mês e peeling de cristal + peelings químicos, com ácido salicílico, retinóico.
Ativos recomendados: um mix dos ativos da pele oleosa na zona T e dos ativos da pele normal nas demais áreas do rosto.
Pele sensível
Características: é uma pele hiperreativa, caracterizada por uma fraqueza da camada córnea. É uma pele mais sensível a fatores externos como frio, calor, variação de temperatura e vento, poluição e uso excessivo de cosméticos.
Como identificar: pele geralmente rosada a avermelhada, pode ter leve descamação na superfície, com pequenos vasos dilatados. Pele geralmente intolerante a muitos cosméticos.
Cuidados: use produtos sem perfume, sem ou com poucos conservantes. Prefira filtros solares que contenham ativos como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio que são inorgânicos e pouco irritantes quando comparados aos orgânicos. Evite a automedicação para escolher produtos antiaging. Um dermatologista saberá escolher um produto apropriado para esse tipo de pele. Evite cosméticos com avobenzona, formaldeído, ácido benzóico e outras substâncias irritantes. Use produtos que acalmem a pele como camomila e azuleno.
Tratamentos indicados: o laser e a luz intensa pulsada ajudam a diminuir o eritema (vermelhidão) muito comum quando a pele sensível está associada a vasinhos dilatados na superfície da pele.
Ativos recomendados: prefira produtos que contenham alfa bisabolol, ácido glicirrízico, feverfew, água thermal e aquaporinas.
Cuidados com a pele no verão
Com a chegada do verão, é importante ter consciência e tomar certos cuidados com a pele. É essencial usar produtos específicos para cada tipo e não dispensar o uso de um bom filtro solar. “Vale lembrar que existem peles que se comportam como secas no inverno e mista a oleosa no verão. Por isso, é importante consultar um dermatologista pelo menos 2 vezes ao ano, sendo uma no início do inverno e a outra, no início do verão”, finaliza a dermatologista Carla Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário