sábado, 10 de novembro de 2012

Dicas para quem vai praticar atividade física em casa


Fazer exercícios é sempre uma ótima maneira de manter a forma. Além de ser fundamental para a saúde. Já pensou faze-los em casa?
.
A Agência O Globo ouviu especialistas e listou algumas dicas para quem quer começar a fazer atividade física sem sair de casa.
.
Detalhe: as dicas são do médico Cláudio Gil, especialista em medicina do exercício, e do preparador José Rubens D’Elia, pós-graduado em Fisiologia pela USP e consultor do programa “Bem-Estar”, da Rede Globo.
.
Veja:
.
— Olhe-se no espelho: se, esteticamente, o corpo estiver em boa posição, provavelmente o exercício está sendo feito com boa postura.
.
— Uma forma de evitar a monotonia é mesclar exercícios aeróbicos e de musculação, intercalando duas séries, uma de cada tipo.
.
— Você também pode ligar a televisão, ou botar uma música que o estimule. Mas mantenha o foco no exercício.
.
— A Organização Mundial de Saúde recomenda que se faça 30 minutos de exercícios aeróbicos cinco vezes por semana. Mas não é preciso fazer tudo de uma só vez: pode-se dividir as atividades em blocos de 10 feitos de manhã, à tarde e à noite, por exemplo.
.
— Para não ter que comprar caneleira novamente quando seu condicionamento físico aumentar e os exercícios ficarem mais intensos, uma sugestão é comprar caneleiras do tipo em que se vai adicionando pesos. Da mesma forma, também há halteres que podem ser montados.
.
— O ideal é ir ao médico a cada dois anos, para fazer um check-up. O profissional poderá fazer inclusive a análise genética do paciente, para dizer se a rotina de exercícios que ele está fazendo é segura.
.
— Tenha disciplina. Já há pesquisas mostrando que quem pratica exercícios físicos tem mais empregabilidade e costuma ganhar mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário