quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ANTICONCEPCIONAL SEM PAUSA ATRASA MENSTRUAÇÃO?

As pausas fazem com que o
organismo esteja em constante
 processo de adaptação.

Muitas mulheres que utilizam meios contraceptivos para evitar uma possível gravidez, seja por meio de recomendação médica ou por conta própria, possuem dúvidas quanto ao uso, horários, pausas, e também sobre os efeitos que o medicamento pode provocar.

É bastante comum surgirem essas dúvidas, mesmo porque cada organismo reage de maneiras diferentes em cada mulher. Dependendo do caso, algumas até acham que não estão com sintomas normais por que uma segunda pessoa não sentiu o mesmo, porém isso é muito variável.

O anticoncepcional além de proteger contra a concepção, também ajuda a regularizar o fluxo menstrual, geralmente diminui a quantidade do mesmo e também dos dias. Mulheres que tinham fluxo por 7 dias, por exemplo, passaram a ter apenas 3 ou 4 dias, essa vantagem é um dos fatores que também chamam atenção das mulheres para o uso do medicamento.

Existe entre vários tipos de anticoncepcionais, os injetáveis, pílulas orais, adesivos entre outros. O mais utilizado são contraceptivos orais, ou seja, os comprimidos compostos de hormônios que interfere na ovulação normal da mulher. São ingeridos uma vez ao dia durante 21 dias e com um intervalo de 7, período necessário para que o fluxo artificial descer.

Também existem os anticoncepcionais sem intervalo, que em geral são uma boa alternativa de contracepção, além disso, diminui a taxa de sangramento. A menstruação é interrompida, porém, pode acontecer de descer um líquido mais fraco do que o normal. Especialista afirmam que não há restrição contra o uso de anticoncepcional sem intervalo, mas que o mesmo deve ser substituído por métodos mais eficazes para impedir a menstruação, caso esse seja o objetivo.

Além de causar irregularidades no sangramento, pode estar acumulando o organismo excessivamente de hormônios. As dúvidas aumentam em relação a gravidez, quando se utiliza desse método, mesmo porque a menstruação não ocorre padronizada como no uso de anticoncepcional com intervalo de 7 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário