quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ANESTESIA LOCAL, PERIDURAL E RAQUIDIANA - ENTENDA OS TIPOS DE ANESTESIAS


O tipo de anestesia vai depender do trabalho de parto, além das indicações médicas específicas para cada caso. Mas, nem sempre, mesmo sendo uma aliada importante, a anestesia é necessária. Existem mulheres que atravessam todo o trabalho de parto sem usar anestésicos.

As anestesias mais utilizadas são:  a local, a peridural e a raquidiana. A local é aplicada diretamente na região genital e indicada para o período expulsivo do trabalho de parto, quando o bebê está nascendo. Tendência atual, a peridural é uma associação de anestésicos que possibilitam boa analgesia e um mínimo de efeito nas fibras nervosas motoras, mas pode requerer a colocação de um cateter para aplicação continua. A paciente participa ativamente do trabalho de parto, especialmente durante o período expulsivo. A raquidiana proporciona rapidez e simplicidade na aplicação, que é única, de efeito mais rápido e mais potente.

Em geral, para o parto normal são administradas a anestesia local ou a raqui/peridural contínua e baixa, utilizando-se pequena dose de anestésico. Para a cesariana, pode ser a raquidiana ou a peridural. A indicação vai depender de fatores como o estágio do trabalho de parto, o quadro clínico e a tolerância à dor da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário