quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CÓLICAS PODEM SER SINAL DE PARTO PREMATURO?


Esperar a nova vida que se forma dentro de nós é uma dádiva e um dever – o de fazer com que tudo saia da melhor forma possível. Por isso mesmo muitas grávidas se assustam com a possibilidade de um parto prematuro ao sentir cólicas durante a gravidez, o que não necessariamente significa que haja alguma coisa errada: a expansão do útero pode acarretar em algumas dores perfeitamente normais.

No entanto, se você está no terceiro trimestre de gestação e as cólicas vierem acompanhadas de aumento subido de corrimento vaginal, dor na região lombar, vazamento de líquido pela vagina, pressão pélvica ou vaginal, sim, você pode estar entrando em trabalho de parto prematuro.
  
Uma dica é conferir se está tendo contrações, e isto é feito deitando-se de lado e colocando a ponta dos dedos sobre o abdome: sinta se o útero se aperta e depois relaxa e marque o tempo entre uma contração e outra. Beba dois ou três copos de água e mude de posição.

Se as contrações estiverem acontecendo a cada dez minutos ou menos e cerca de 40 minutos depois que começarem ainda não tiverem passado, avise ao médico que acompanha o seu pré-natal durante a gravidez.
  
Entretanto, preste atenção na dor e na intensidade dos sintomas, se eles aumentarem muito antes deste prazo o médico deve ser contato imediatamente. Muito provavelmente ele pedirá que vá para o hospital, onde, depois de mais alguns exames, o risco do parto prematuro deverá ser afastado através de alguns medicamentos para que o trabalho de parto seja interrompido e o bebê ganhe mais tempo para terminar sua formação.
 
No entanto nem sempre isso é possível. Há vezes em que ao chegar ao hospital a análise dos batimentos cardíacos, temperatura e pressão sanguínea, da dilatação do colo do útero e o monitoramento eletrônico dos batimentos do bebê apontam que o parto deve prosseguir.



Nestes casos o neném será colocado em uma incubadora pelo tempo necessário para que termine de desenvolver normalmente os órgãos vitais (pulmões, fígado, coração), receber alta e ir para casa com você.
  
É sempre bom lembrar que uma gravidez saudável depende muito do acompanhamento médico no pré-natal, com a realização de todos os exames necessários para que você e seu médico estejam sempre apar das condições do seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário