quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COMO SABER SE ESTOU NO PERÍODO FÉRTIL?

É muito importante para mulher saber quando está em seu período fértil, tanto para prevenir uma gravidez indesejada ou para aquela que querem engravidar.

Não é nada complicado fazer o cálculo do seu período fértil. Leia o resto da matéria e saiba como descobrir o seu período fértil.

Como saber o dia fértil?

Seu dia mais fértil é o que ocorre 14 dias antes de sua próxima menstruação (não importa o numero de dias que você menstrua, serão sempre 14 dias depois do ultimo dia de sua menstruação). Lembrando que o seu primeiro dia de menstruação é o dia em que ocorre o primeiro sangramento.

Como calcular meu período fértil?

O seu período fértil é entre o 11º e o 17º dia antes de sua próxima menstruação. Isto significa que na semana de seu período fértil, você terá mais chances de ficar grávida.

Outra coisa que fica diferente durante seu período de ovulação e a sua secreção vaginal, ela fica mais aquosa e clara, fora isto ela também fica mais abundante. Normalmente no período de ovulação esta secreção tem entre 5 cm e 7cm de filamento. Quando você não está em seu período fértil esta secreção possui em média de 3 cm de filamento.

E por final seu período de ovulação também pode ser calculado pela “curva térmica”. Tirando a temperatura de seu corpo (da língua e não da axila) desde seu primeiro dia do ciclo menstrual e anotar para conferir depois, poderá ver que antes de seu período de ovulação a sua temperatura será média, quando você estiver ovulando ela diminuirá e quanto terminar seu período de ovulação ela aumentara um pouco. Para fazer o cálculo do seu período de ovulação usando sua temperatura como referencia tire ela logo quando acordar, antes levantar da cama.

Mas não se engane estas formas de calcular seu período de ovulação são arcaicas, não dependa só delas para evitar uma gravidez, utilize de forma correta as pílulas anticoncepcionais e também faça uso de outros métodos de prevenção (como DIU que além de evitar uma gravidez indesejada também evita que você pegue uma doença sexualmente transmissível). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário